Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

A esperança no ressurgir da Raça Rubro Negra.


A esperança no ressurgir da Raça Rubro Negra.

Geral sabe da minha ligação umbilical com a Raça Rubro Negra, torcida organizada idealizada e fundada pelo “Chefe” (Claudio Cruz). Temos uma relação de amor e raiva

“Amor” porque criamos uma torcida pra servir ao Flamengo.

“Raiva” pelo que a torcida se transformou a partir da década de 90.

Abre aspas.  Nem é correto generalizar que nas torcidas organizadas só tem bandidos. Não é verdade. A maioria, eu diria, 90% é de gente do bem, cuja única arma é o amor e a paixão pelo seu clube. Os outros 10%... Ai num é minha praia. Não falo de violência. Não curto brigas e bandidismo. Fecha aspas.

A Raça, por ser a maior torcida do Flamengo sempre foi chamada de O Pulmão das Arquibancadas, justamente por puxar as músicas.

Antigamente nosso “Zeca Pagodinho” era o Edu Menezes, o puxador oficial.

Quantos e quantos jogos ganhamos em função da força vindo da arquibancada. Quantos e quantos jogos fizemos os jogadores correrem mais, se doarem mais. Quantas e quantas vezes transformamos o Maracanã num caldeirão dos infernos e o adversário se borrava de “medo”.

Pois bem, a partir da década de 90, a Raça se transformou, pra pior. A Raça passou a se considerar mais importante que o Flamengo. A Raça deixou de ser o Pulmão das Arquibancadas.

Ao invés de cantar “Ó meu Mengão, eu gosto de você”, cantava: “Raça 60 mil, o bixo vai pegar, a Raça vai matar num sei quem, a Raça é isso, é akilo”.  Ora, cantando só musicas da torcida, as outras co-irmãs não cantavam. Então, cada uma puxava uma musica e o Flamengo se estrepava.

Lutei muito pra mudar isso. Não consegui.

Pois bem: jogo Mengão x São Loureiro, da Argentina, time do Papa Xicão. Mengão 4x0. A Raça tava suspensa em função das várias lambanças. Num podia entrar bandeiras, instrumentos, nada.

Uma outra torcida emprestou alguns instrumentos (surdos, tamborins)  e... A Raça voltou a ser a Raça. Cantou 70 minutos musicas do Flamengo levando novamente nosso Povo junto, cantando unido.

Resultado: vitória nossa. Alegria geral.

Dei nota 9 preles, porque lá pelos 30 minutos do segundo tempo,  tiveram uma recaída e voltaram a cantar musicas deles. (Leiam aki no posto o Pós jogo).

Ai veio o jogo lá no Chile. Cheguei lá e minha reserva do Hostal tinha caído. Tava na merda na recepção tentando um lugar pra drumir quando de repente apareceram dois mulekes da Raça.

- Negão, tem uma cama vazia no nosso quarto. Se kizer pode cair lá.

Confesso que fikei meio cabreiro. Pensei rápido. “Pô, drumir no quarto desses dois malucos feios pra caraleo. Devem roncar e peidar a noite toda, fora o chulé, isso sem contar o “famoso cigarrinho da erva mardita”. Foi o que imaginei.“ Nem vou topar...

- E aí, Negão, é pegar ou drumir na rua.

Num tive outra escolha. Peguei. 10 mil pesos (cerca de 70 contos) e lá vou eu pro quarto da Raça.

Belíssima surpresa. As feras se chamavam Davi e Dudu Benfica. Não sabiam o que fazer pra me agradar. Inté na hora do mixadão eles queriam dá a famosa “balançadinha” básica. Nem deixei, nem deixei...

Papo vai, papo vem e:

- sou o puxador oficial da torcida. Você elogiou a gente no jogo passado e deu nota 9. No próximo vai dá nota 10. A Raça vai ressurgir. A partir de agora só vamos cantar as musicas do Flamengo. “Vamos voltar a ser o Pulmão das Arquibancadas”. Dudu Benfica.

Vamos lá: Dudu, o Flamengo precisa como nunca do seu Povo, da sua torcida. E as organizadas são essenciais nesse processo.

A Raça fica localizada num local estratégico: do lado direito a “torcida Nutela” que, se tirar o olho do celular canta inté opera com sanfona puxada por um Paraíba paulista.

Do lado esquerdo Jovem, Manguaça, UBZ, Nação, Império, Falange, etc.

Se tu puxar musicas do Flamengo todas elas vão acompanhar. Se tu puxar musica da Raça, ninguém vai cantar. Simples.

Então, agora é contigo. Tô levantando tua bola. É cantar Flamengo durante todo o jogo. Vamos voltar a inflamar o Maracanã. Vamos voltar a meter medo nos adversários. Vamos novamente cantar unidos.

E que fike claro, aliás,  muito bem claro. MINHA ÚNICA PREOCUPAÇÃO É O FLAMENGO E NOSSA TORCIDA. PONTO.

O Flamengo é a essência. Lembra sempre que sem o Flamengo as torcidas não são nada. Absolutamente NADA.

Vários jogadores sempre me falaram: “quando lá embaixo a gente ouve “Ó Meu Mengão, eu gosto de você”, o coração dispara. A gente corre mais, a disposição aumenta”.

Então, vamos voltar a cantar como antigamente e você é primordial nessa retomada.

Cante Flamengo e faça isso pelo “Chefe” que fez um grande sacrifício pra fundar a torcida;

Cante Flamengo e faça isso pelas torcidas organizadas do Flamengo hoje tão execradas;

Cante Flamengo e faça isso por você, para que teus pais, amigos e namorada sintam orgulho dessa retomada do bem;

Cante Flamengo e faça isso por mim, pelo que fiz e faço por nosso Clube e sua torcida

Cante Flamengo e faça isso pelo Flamengo, razão das nossas vidas.

Lembra sempre: nós teríamos um desgosto profundo se faltasse o Flamengo no mundo.

É contigo. Boa sorte.

Beijão e que São Judas Tadeu te ajude.

Valeu

Moraes

www.historiadetorcedor.com.br