Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Pra num dizer que num falei, explicações e agradecimentos.


Pra num dizer que num falei, explicações e agradecimentos.

Cabei de vê esse meleca da disputa do terceiro lugar onde tomamos outra piaba. 3x0 pro inimigo.

Terceiro lugar em Copa do Mundo é como enterro de sogra. Só vai quem é obrigado. Vi duas vezes. Na Alemanha em 74 quando tomamos da mesma Holanda por 2x0 e depois acho que na Argentina que ganhamos da Itália, nem lembro o placar.

Essa decadência do futebol brasileiro vem sendo feito desde a década de 90. Quem lembra e fez as eliminatórias pra Copa de 94 sabe porque falo isso. Um horror. Akela derrota pra Bolívia lá no morro, a última partida contra o Uruguai no Maracanã, a semifinal em São Francisco contra os Estados Unidos...

Lembro bem que depois que ganhamos (estávamos há 24 anos sem ganhar uma Copa) dei uma entrevista pra Globo, não lembro se pro Tino ou pro Mario Jorge e disse: “o Brasil entrou num processo de uruguailização do futebol. Tá vivendo das glórias passadas. Tá ficando ultrapassado, os outros países tão nos copiando. Daki pouco não ganha nem porrinha.”.

Falei mais: “o Zé (Zagalo) e Parreira fizeram um bem danado ao futebol brasileiro, é só vê os títulos conquistados, mas agora tão fazendo um mal danado. A tática é a mesma de 58 e 70. Um pontinha recuado (o falso ponta esquerda) que já deu”.

Levei porrada de tudo que foi lado. Depois que eles saíram entrou a era brucutu: Felipão, Tite, Muriçoca, Mano, Abel. Chutão pra frente, bola parada, vamo que vamo, pega, pega.

Qual sempre foi a característica do futebol brasileiro? O toque de bola, a categoria. Isso acabou.

Sempre tivemos akele camisa 10 que desequilibrava. Os melhores do mundo. Zico, Pelé, Rivelino, Tostão, Ademir da Guia, Paulo Cesar Carpegiani, Silva Batuta, Samarone, Gerson, Jaizinho,etc. etc. etc.

Me dá um hoje. Unzinho. Em qualquer clube. O menos ruim é esse do Cruzeiro. Nem vale falar do “Ganso”... Isso é uma nota de 3 reaus..

Tem que mudar tudo. Dirigentes e técnicos. É começar do zero. Os europeus aprenderam com a gente e vão ficar aí sobrando ai por uns 20 anos até retomarmos nossa escola que sempre foi mágica e que hoje tá completamente degradada.

X – X – X

Por uma questão de justiça vou explicar e agradecer alguns amigos que me ajudaram muito nessa 12ª. Copa do Mundo, a mais difícil de todas pela questão dos ingressos.

Vi somente 4 jogos do Brasil. Não fui aos jogos no Maracanã. Primeiro porque não tenho saco pra vê jogos de outras Seleções e segundo por absoluta falta de ingressos. Nem ia dá 2 mil contos pra vê França x Suíça. Vão pra porra.

Fortaleza – Brasil x México.

Fui convidado do VISA que cedeu os ingressos pra eu e Luisinho. O Peixotinho, da INTEGRA SPORTS foi o responsável pela logística cedendo as passagens de avião. A família Mathias nos acolheu, com casa e comida, ou seja, praticamente 0800;

Brasil x Camarões – Brasília

Fui sozinho. O meu amigo “Bernardo Sparano” tinha um ingresso sobrando e me ofereceu pelo preço de face. 270 contos. Nem queria ir e repassei pro Peixotnho. Ele comprou o ingresso e me OBRIGOU a ir. O puto me botou dentro de um buzão e me mandei pra lá.

Fiquei na casa do Marcão, com casa comida e transporte di grátis. Ou seja, praticamente 0800;

Brasil x Chile – Oitavas em Belzonte.

Quem segurou a peteca foi meu amigo “Snoopy, da Fla Manguaça”. Ele tá trabalhando pruma empresa patrocinadora da Copa e colocou minha galera pra dentro. Falei isso no post;

Brasil x Alemanha – Semifinal.

Novamente o “Snoopy” segurou a peteca. Mesmo eskema.

Um agradecimento especial presses amigos que possibilitaram essa jornada porque sem eles, com esses preços absurdos, dificilmente eu teria feito esses jogos.

Bligladão. De coração.

X – X – X

Com relação aos ingressos faço um relato. Meu amigo Dekko, da Liga Retrô, tava querendo ir ao jogo AlemanhaxFrança e me pediu ajuda perguntando se eu conseguia alguém que estivesse vendendo sem precisar que ele fizesse empréstimo no BNDES.

Pois bem, minha Carol tinha dois e botei eles pra se falarem pra acertar preço e tal, beleza?

Beleza nada. Cabei de saber pelo meu amigo Bruno Nin que tem um tal de André, que nem sei quem é, que andou falando por ai que eu tava vendendo ingresso a 4 mil, pode? Caraiiiiiii.

Mais uma: sempre falei aki. Copa do Mundo é uma cachaça. Quem vai uma fica louco pra ir a todas. Taí o resultado. Geral se programando pra ir pra Rússia.

Pois bem. Tem um grupo no bookface sobre isso: “Vai pra Copa da Russia” (acho que é isso).  Pensei: vou lá deixar uma mensagem pra ajudar a mulekada. Afinal quem tem 12 Copas pode ajudar alguma coisa, certo? Errado. Postei uma mensagem e meu amigo Ricardo Rocha deletou... Provavelmente tava atrapalhando.., eh!eh!eh!

Bem, quem quiser dicas entra em contato com eu. Se fosse hoje, no meu eskema, a Copa sairia marromenos uns 5 mil dólares. Por aí. Com tudo: passagem, “otel” ingresso e tal.

Eskema meio doido, mas o que interessa é ir, assistir aos jogos e se possível, ganhar né?

Valeu

Moraes

www.facebook.com/francisco.moraes.980