Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Que mané de Pré Jogo – Vou é dar Dicas de Dubai.

Que mané de Pré Jogo – Vou é dar Dicas de Dubai.

              Que mané de Pré Jogo – Vou é dar Dicas de Dubai.

Meu amigo Marcos Dunlop mandou de Doha as informações que vou publicar no final do texto.

Vou na terça-feira. Preocupadão e Tristão.

Preocupadão com meu Povo Raiz, akele torcedor que vai pra Ururo, Potossi, Laranjal.

Esse cara tá indo com tudo pago: hotel e ingresso e só com 300 dólares no bolso pra comida e em qualquer país do mundo se come 8 dias com essa quantia. É só num fazer merda.

Antigamente nesses países do Oriente cê tinha que comprovar 1.500 dólares na entrada. Depois começaram a exigir visto que agora num é mais necessário por 90 dias.

No caso do Qatar, por exigência do Protocolo da FIFA as exigências pra entrada são mais flexíveis.

Mas pensa bem: chega um monte de maluco de bermudas, camisas de torcidas, cantando no saguão do aeroporto. “tomar no cu Eurico...” Pra quem num tá acostumado...

Sugiro que meu Presidente Rodolfo Landin ligue pro Ministro das Relações Exteriores do Brasil pedindo que o Ministro Ligue pro nosso Embaixador no Qatar pra que alerte as autoridades da Imigração de lá. Já ajuda.

Tristão porque num tive competência e autoridade pra que meu Presidente Landin comprasse a briga de montar a Casa do Flamengo lá. Local de encontro da galera e tal.

Minha sugestão era mandar 4 mulekes do Marketing, dois da comunicação e dois da Fla TV pra inundar a TV e a mídia local de informações, vídeos, distribuição de adesivos, blá-blá-blá.

É caro? É? Isso custa dinheiro, mas mais caro é não plantar essa árvore pra mais na frente colher os frutos.

Vai ter o Encontro da galera no dia 17, gol de placa do nosso VP Mauricio Gomes de Mattos, mas num era o evento que imaginei. Malzão.

Outra coisa: o Flamengo tem uma carga de ingresso pra atender os convidados e tal. Vai sobrar. Porque essa demora de colocar à venda pra geral? Eu to indo na terça ainda sem meu ingresso.

Alô Gustavo Oliveira. Bora abrir essa mão? Bora.

Dicas do Markito diretamente de Doha. Repassa ai nos grupos ok.

Pode usar bermuda na cidade. Num tem metro do aeroporto pra cidade. Melhor dizendo, o metro tá pronto, mas ainda num foi inaugurado e pode ser que seja ainda pro mundial.

Algumas infos gerais:

 

“1) Moeda oficial é o Qatari Ryial. Não se pode usar moeda estrangeira pra pagar as coisas aqui no dia a dia. O câmbio é fixo com o dólar. 1USD = 3,64QAR, por isso é melhor trazer dólar pra trocar aqui. Nas casas de câmbio provavelmente vocês trocar por 3,65QAR, então é praticamente zero de perda cambial.

 

2) O Qatar é um país muçulmano e com restrições de certos facilidades do mundo ocidental. Bebida alcoolica é a principal delas. Só se vende bebida nos estabelecimentos autorizados (bares e restaurantes de hoteis). Não se encontra bebida alcoolica nos mercados. Só existe uma liquor store no país todo, que é onde se pode comprar bebida pra levar pra casa e pra entrar na loja é preciso de um liquor permit, que só é dado aos residentes no país.

 

3) Beber é bem caro em Doha. Nos bares dos hoteis um pint de cerveja custa entre 35-50QAR. Drinks em geral variam entre 50-80QAR.

Na liquor store uma long neck de Heineken sai em torno de 9-10QAR.

É estritamente proibido beber na rua. Também não é permitido andar com claro sinais de embriaguez na rua. Se for pego, vai preso. No mundial acredito que eles sejam um pouco mais relax com isso, mas mesmo isso é bom evitar exageros. Eles não são acostumados com essas bagunças do mundo ocidental e vai ser a primeira vez que haverá um grande evento trazendo muitos torcedores de fora, então pode ser um choque pros caras.

 

4) Uber funciona bem em Doha e não é caro, preços parecidos com o do Brasil. Recomendo para ir/voltar do aeroporto. Pra ir aos estádios recomendo o metrô, que é super novo, foi inaugurado esse ano e quem tiver ingresso não pagará passagem.

 

5) Os grandes hoteis possuem praias próprias, além de piscinas enormes e quem tiver hospedado obviamente poderá usar toda a infra sem custos, mas quem não tiver hospedado pode pagar por um day use e ter acesso às mesmas coisas. Valores variam de hotel pra hotel.

 

6) O país é formado predominantemente por estrangeiros. Somente 10% é Qatari, o resto vem de variadas partes do mundo, sendo o grosso da população de países do Sudeste Asiático (India, Nepal, Bangladesh, Sri Lanka, Filipinas), Oriente Médio (Libano, Jordania, Kuwait, Oman, Irã, Iraque) e Africa (Egipcios, Tunisianos, Argelinos, Marroquinos, etc).

Ocidentais devem corresponder a 10% da população (Europeus e Norte/Sulamericanos).

 

 

7) Tem muito mais homem que mulher no país, média de 3 pra 1. Dubai dá um banho em Doha nesse sentido, tem muito mais mulher e muito mais coisa pra fazer. Ainda assim, há algumas noitadas boas, mas cada dia da semana tem um lugar que fica bom de mulherada, o resto é festa do salame, homem pra caralho, então tem que ir nos cantos certos.

 

8) Temperaturas em Dezembro são bem agradáveis, variam entre 24-27 graus de dia e 18-22 à noite.

 

9) Os principais pontos turísticos são: Museu Nacional do Qatar, Souq Waqif, Museu de Arte Islamica, Qatar National Library, Katara Cultural Village, Corniche, West Bay e The Pearl.

 

10) Dia 18/12 é o Dia Nacional do Qatar.  É feriado e rolam muitas celebrações pela cidade, um grande desfile na Corniche, show aéreo, fogos e etc. O trânsito fica caótico. É o dia do jogo do Liverpool. Se você não for ao jogo e não quiser ver as celebrações recomendo ficar curtindo a praia/piscina do seu hotel ou bebendo em algum bar, porque a cidade fica meio caótica, vai todo mundo pra rua comemorar esse feriado.

 

11) Jamais faça esse gesto (🖕🏻) pra alguém na rua. É considerado extremamente ofensivo por eles.

 

12) Sobre roupas, não tem muito stress. Evitem somente andar sem camisa ou de sunga na rua, enfim, coisas que eles não são acostumados a ver. Pra mulher, evitar top, roupas transparentes, extremamente decotadas ou mini saia. Isso pra andar na rua.

Nos bares e noitadas dos hoteis a mulherada pode ir vestida como quiser que não tem restrição.

 

13 - Há 2 operadoras de telefone aqui: Ooredoo e Vodafone. Ambas funcionam bem. Eu uso a Oredoo. Se quiser já sair conectado do aeroporto recomendo comprar um chip pre pago no kiosk deles do aeroporto. Depois que sair da area de desembarque vire a direita e ande até o fundo que vai achar o kiosk. Ali perto tem uma loja da Travelex, caso queira trocar um pouco de dinheiro também.”

Valeu

Moraes

www.historiadetorcedor.com.br