Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

E demitiram o técnico...

E demitiram o técnico...

                                 E demitiram o técnico...

Voltamos às trevas. Perdeu, culpa do técnico. Manda embora.

Isso num é profissionalismo, num é.

Quando contrataram o Fessor Don Guardiola Sub 17  perguntei ao Luisinho:

- Conhece? Que time ele treinou?

- Nenhum...

- Porra, e vão contratar assim mermo?

- Mas ele foi ESTAGIÁRIO do Guardiola por 10 anos...

- Puta que pariu. Vai dá merda. Estagiário por estagiário fica com o Barbiere.

E agora? 100 dias perdidos, sem falar na baita multa que vai pagar, além da baita grana pro novo técnico.

Galera, ou  acordamos do sonho do ano passado ou vamos nos fudê pro resto das competições.

Alô, alô, o ano de 2019 já acabou. Estamos em 2020, sabiam?

Ano passado, tínhamos um líder que ficava fora do gramado, o TÉCNICO.

Tínhamos o MELHOR TIME DO BRASIL e fomos NOVIDADES de um momento pra outro, mudando todo patamar do futebol brasileiro.  Ganhamos tudo.

NÃO TEMOS MAIS ESSE LIDER E EM TERMOS DE ELENCO nos igualamos a alguns times por ai, DEU PRA ENTENDER OU QUER QUE DESENHE?

Os outros times nos imitaram, seja na forma de jogar, seja nas contratações, deu pra entender?

Kerem um exemplo? Nossa defesa. Era o ponto forte e hoje uma peneira do carai. Olha o jogo de ontem. Só o lateral eskerdo permaneceu.

E tem mais.  NUNCA FOI FÁCIL GANHAR LÁ. NUNCA.

Qual seria a lógica do jogo de ontem: O FLAMENGO ATRÁS DA LINHA DA BOLA PRA EXPLORAR OS CONTRA ATAQUES E ELES NÃO PRESSÃO, certo?

Qualoquê: o todo PODEROSO MENGÃO saiu todo arreganhado e ELES ATRÁS DA LINHA DA BOLA NO CONTRA ATAQUE DERAM UM xocolate.

Ah. Negão. O Flamengo num sabe jogar assim.

Vão tomar no olho do torresmo. Caiam na real, porra. Vão plantar kokinhos, caralhooooooo.

 NÃO TERMOS ZAGUEIROS, essa é a realidade.  O Rica Perrone ( Rodrigo Caio) morreu e esses dois ai, Gugu e LP (Gustavo Henrique e Leo Pereira) deveriam ser DISPENSADOS AGORA, di grátis.

Vão contratar quem a essa altura do campeonato? Qual vai ser o maluco que vai topar vir sabendo que se perder 3 jogos vai ser mandado embora?

Só posso sugerir duas coisas:

Primeira – A reintegração do Professor Alexandre Sanz como Chefe da preparação física. Esse cara é um dos melhores do Brasil e funcionário do clube. Que desperdício, que desperdício.

Segunda - A volta do Xis (Diego Alves).  O Negão (Hugo) ta super bem, salvando a gente em alguns jogos, mas num  tem bagagem nem moral pra XINGAR esses estrumes que tão jogando.

E voltar a fazer promessas pra São Benedito da dentadura de ouro pra num levar um sacode na quarta-feira.

X – X – X

Meu querido amigo Roberto Assaf pede preu publicar:

Eu, Roberto Assaf, 65 anos, jornalista aposentado, residente no Rio de Janeiro, solicitei no mês de setembro último à “Livros de Futebol” que não utilizasse meu nome no “Almanaque do Flamengo”, que a editora decidiu publicar novamente em 2020. A obra havia sido lançada originalmente em 2001 pela Abril, em parceria minha com Clóvis Martins.

Peço, portanto, que não me cobrem por nenhum conteúdo que traga a edição da “Livros de Futebol”. Logo deverei solicitar, se possível, que meu nome desapareça da capa, para diminuir o estrago.

Foi assim. A “Livros de Futebol” refez o livro sem a minha autorização. É importante dizer também que disse ao editor, 40 dias atrás, que só desejava colocar o “Almanaque do Flamengo” novamente no mercado quando chegasse ao fim a minuciosa a pesquisa que estou – e continuarei – levando adiante, com todos os detalhes sobre todos os jogos da história do clube. Além disso, expliquei que vivemos um momento inadequado para tal.

Eu, Roberto Assaf, devo dizer ainda que deixei óbvio, ao falar com o proprietário da “Livros de Futebol”, que não queria nenhum envolvimento com o Clube de Regatas do Flamengo, que jamais demonstrou interesse algum em publicá-lo.

É interessante notar, no entanto, que a capa traz, em um canto, a informação de que o tal almanaque é um “produto oficial do CRF”, levando a crer que responsáveis pelo patrimônio fizeram modificações no conteúdo. Não sei se isso corresponde à realidade, pois, como dito, não abri nenhum livro. Se for verdade, agrava o procedimento da “Livros de Futebol”.

A propósito, para meu espanto – essa é a palavra correta – recebi quinta-feira passada, em casa, exemplares do novo almanaque. Mas não li e não pretende fazê-lo, para evitar ainda mais aborrecimentos. A providência foi devolvê-los à gráfica, com rapidez, exatamente como estavam.

Aliás, escrever algo mais sobre o assunto, por ora, se faz desnecessário, bastando tão somente reafirmar que não autorizei a minha participação na obra, e que lançarei um novo almanaque em futuro próximo, que pretendo, seja definitivo, contendo todas – todas – as informações – incluindo a identificação dos atletas do futebol – que estejam efetivamente ao alcance, sejam obtidas por correio, telefone ou meios eletrônicos.

 

Rio de Janeiro, novembro de 2020

 

Valeu

Moraes

www.historiadetorcedor.com.br