Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Entrevista ao Site flamengogd

ENTREVISTA COM O FRANCISCO MORAES DO SITE WWW.HISTORIADETORCEDOR.COM.BR


Pergunta: FlaGD. Como começou sua paixão pelo Flamengo?

Resposta: Acho que desde que nasci. Só lembro que quando moleque já ficava puto quando o Flamengo perdia. Naquela época o futebol era futebol. Só tinha craque. Lembro bem que a paixão ou idolatria começou com o Dida. Que jogador! Depois veio o Zico... aí virou sacanagem. Acompanho este cara desde o juvenil. Comecei a freqüentar o Maracanã desde criança e ia sozinho. Hoje quando falam "casa cheia"... com 65 mil espectadores começo a rir... Na minha época 130 mil era qualquer clássico e a gente chegava ao Maraca duas da tarde e comprava ingresso mole, mole. Hoje, com 30 mil você só compra na mão de cambista. Já vi um Flamengo e Bonsucesso com 110 mil espectadores e jogo noturno... chovendo pra caralho. Perdemos de 2x0 quando só precisava o empate pra ser campeão. Aí fomos jogar uma partida extra com o Botafogo... perdemos de 4x0 e com direito a ficar na roda... Foda...

Pergunta: FlaGD. Como conseguiu conciliar trabalho/mulher/casamento para assistir todos os jogos do Flamengo? Em que período você assistiu os jogos?

Resposta: Olha, "labuta" nunca foi minha praia favorita, mas por obrigação tive que trabalhar. Meu primeiro e único emprego foi na extinta EMBRAFILME. Era um grandão lá, tanto assim que tinha liberdade para viajar quando quisesse. Mas era um bom profissional. Fui assessor do Celso Amorim, atual Ministro das Relações Exteriores e um grande amigo. Com relação a minha vida amorosa vou contar um fato que não está no meu site. Me casei com minha primeira mulher em 78 logo após a Copa do Mundo da Argentina. Eu a conheci no Maracanã, flamenguista roxa de sair na porrada se preciso. Ela era uma executiva de uma grande multinacional. No início tudo era festa. Viagem pra tudo que é lugar, até porque naquela época o Flamengo era grande e convidado toda hora para jogar na Europa. O início dos tempos áureos que culminou com campeonato mundial em Tókio. Pois bem. Veio o primeiro filho...as coisas começaram a ficar ruins porque ela não queria mais viajar, mas me liberava pra ir. Depois veio o segundo filho. O bicho pegou. Lembro bem. Na Copa da Espanha perguntei se ela queria ir e levar os garotos (o mais novo tinha 1 ano e 2 meses). Ela não quis e me disse: - vai, mas na volta temos que conversar sobre essas viagens. Como ela falava sempre isso nem liguei e me mandei. Assisti a Copa (tá no meu site). Veio aquele fatídico jogo contra a Itália. Perdemos. Fiquei louco. Chorei muito. Procurei voltar para o Brasil o mais rápido possível pra me recuperar vendo meus filhos. Liguei de Madri... Olha chego amanhã as 10.30hs. Tô com saudades... vai me buscar no Galeão? Secamente: - Não... pega um táxi se quiser... (vi que o bicho tava pegando...) Cheguei no Rio, peguei um táxi e fui pra casa. Toquei a campainha... Ela abriu a porta, nem me deixou entrar e disse na lata:
- Escolhe agora. Ou eu e teus filhos ou o futebol. Nem pensei duas vezes. O Flamengo. Virei as costas e fui para um hotel... Passei 14 anos sem ver meus filhos...

De 1973 até 1995, portanto 23 anos, nunca perdi um jogo oficial do Flamengo. Nenhum. Só perdia babas assim mesmo quando estava fora assistindo Copa do Mundo e /ou Olimpíadas. Ninguém bate esse recorde. Ninguém. Fui parar em Bagdá pra ver um jogo do Flamengo contra a seleção deles. Uma viagem histórica e está no meu site.


Pergunta: FlaGD. Qual o seu jogo inesquecível?

Resposta: Foram vários, mas um me marcou. Flamengo e Cobreloa em Montevidéu. A final da Libertadores. Essa historia é imperdível e recomendo que todos leiam. De vez em quando ainda sonho com aquele jogo e infelizmente ainda não consegui revê-lo na TV. Se alguém tiver por favor, me mande.

Pergunta: FlaGD. Você fez parte da Raça rubro-negra quase que desde a sua formação. Fale sobre esta passagem e também sobre sua saída dela. 

Resposta:  Entrei na Raça logo após sua fundação. Uma das maiores alegrias da minha vida. Tornei-me líder porque viajava sempre levando a faixa da torcida em todos os lugares do mundo, então era referencia.  Naquela época nós servíamos ao clube e não éramos servidos por ele. Ainda entendo que torcedor tem que "pagar" para poder "cobrar" . Foram anos maravilhosos, inesquecíveis. Grandes amigos. Acho até que vocês deveriam fazer uma entrevista com o Cláudio Cruz o fundador da torcida. Não se faz uma torcida desse tipo que já dura mais de 27 anos por acaso. As torcidas começaram a decair com a entrada na Presidência do Flamengo do George Helal, um cara populista que começou a dar dinheiro pra chefes de torcidas. Veja bem. Antes dele, as torcidas viajavam pagando ônibus, ingressos, comida, etc. E não tinha essa mamata do Clube dá ingressos. Aí veio o Helal que dava ônibus, ingressos e dinheiro. Quer um exemplo: o cara vai pra Porto Alegre ver o jogo do Flamengo sem um puto no bolso mas com ônibus e ingresso grátis. O que ele vai fazer pra comer? Roubar, com certeza. Os marginais começaram a aparecer e o resultado taí. Existe gente séria em torcidas, daquelas que matam e morrem pelo clube, mas sempre tem um espertalhão que quer "algum" e aí... Afastei-me da Raça por isso. Não dava mais. O Paulo Aparício, atual chefe da Raça ainda é meu amigo, conheci moleque. Tenho uma frustração e magoa com a Raça. Meu site que é a própria historia da torcida e que tem links em mais de 60 sites por aí, alguns inclusive na página principal, não está linkado nem no site da Raça e nem no site do Flamengo. Porra é parte da história da torcida e do clube. Não dá pra entender.

Pergunta: FlaGD. Quando surgiu a idéia de fazer o site? 

Resposta:  Caraca, essa é pra rir. Há uns cinco anos atrás estive com o Zico e batendo papo disse. Vou te mandar um e-mail. Ele: sai pra lá, num manda essa porra não, não manjo nada disso, manda fax e/ou telefone. E-mail... vai a merda...não gosto dessa porra não. O tempo passou. De repente vejo na imprensa o lançamento do site do Galo. Pensei, que porra é essa? Esse puto manja de internet tanto quanto eu de energia nuclear... Falei com ele que me explicou que tinha um Web chamado Bruno Neves (fera) e que tinha feito tudo. Aí surgiu a idéia de fazer o meu site e colocar na página dele. Afinal, é parte da sua vida também. E não é que o puto hoje ficou fera na coisa? Sabe fazer tudo. Manda fotos, entrevistas e o diabo e eu... bem, continuou sendo uma besta. Não consigo aprender.Sei receber e passar e-mail e só... Dependo dos outros pra tudo. Ontem mesmo comecei a fazer essa matéria. Tava quase no fim e de repente aparece na tela do meu computador: ... você mexeu em alguma porra que num devia... essa merda vai fechar e você vai perder tudo...(parecia até que o micro tava de sacanagem comigo, com um risinho histérico... ih!ih!ih!) Fiquei maluco, olhei pra ele e falei: se eu perder tudo de quebro... Num deu outra. De repente...pimba... apagou tudo... tive que começar tudo de novo... que ódio... Socorroooooooo.

Pergunta: FlaGD. Fale sobre seu livro e sobre a possibilidade de suas andanças com o mengão virarem um filme
.

Resposta:  O site é um livro que escrevi em 96, ano do centenário do Flamengo. Foi um sucesso e o título era justamente Historia de Torcedor. Como se esgotou em menos de um mês fui procurado para fazer uma revista com o mesmo texto. Coloquei o nome de Raça Rubronegra Uma torcida Diferente. Também um grande sucesso de vendas. O site está atualizado com as Copas de 98 e 2002, alem de algumas histórias novas e uma seção Opinião em que "sento o cacete" em alguns assuntos. O livro vai ser relançado ainda neste semestre no Brasil e teremos uma edição em inglês a ser lançada ainda este ano em Londres. A historia do site que vai virá filme (os direitos foram adquiridos pelo produtor Joaquim Vaz de Carvalho - Mauá - O Imperador e o Rei; Urubus e Papagaios; Luz Del Fuego; Águia na Cabeça e agora está produzindo Angel), é sobre uma viagem fantástica que fiz para a Bolívia para assistir um jogo do Flamengo com grande repercussão na mídia, cujo título é Uma Faixa estendida na Raça. Vale a pena conferir. Sobre o mesmo assunto o escritor Carlos Eduardo Novaes escreveu o livro Odisséia no Oriente.

Pergunta: FlaGD. Fale também sobre sua amizade com os jogadores da década de 80. E quais as perspectivas do Zico um dia ser Presidente do Flamengo?

Resposta:  Participei diretamente da formação da era Zico. Eu era um grande vagabundo e ia aos treinos, assistia aos jogos deste o juvenil até a subida do Galo no time principal. Ele entrava na ponta direita. No meu site conto a primeira viagem que fiz pra ver o Zico jogar. Inesquecível. Logo depois veio a geração Junior, Adílio, Leandro e aí virou sacanagem. Como ia a todos os jogos me tornei figurinha carimbada e nas viagens íamos aos mesmos vôos, mesmos hotéis e rolou a amizade que dura até hoje e vai durar pra sempre. Quanto ao Zico ser Presidente do Flamengo pelo menos durante os próximos 10 anos acho que não vai dá, a não ser que aconteça algo muito especial. O projeto do Galo no Japão é longo e os caras não vão deixa-lo sair depois da Copa da Alemanha. Ele não sai de lá antes de 2010. Vocês têm que ver a idolatria que os japoneses tem por ele, indescritível. Alguém poderia imaginar que algum dia que jogadores japoneses iam jogar em times europeus? Vocês têm visto a perfeição que eles estão batendo faltas e fazendo gols? Chego mesmo a falar, sem medo de errar que, com a mediocridade reinante no futebol mundial, hoje, o time do Japão é melhor tecnicamente que o time da Alemanha. 90% disso se deve ao Zico. Ele tem tanta moral por lá que chama o aquele maluco do Imperador de "japa". Eh!eh!eh! Depois de 2011 dá pra pensar... 

Pergunta:  Qual o melhor Presidente que o mengo já teve na sua opinião?

Resposta:  O quê? Tu ta de sacanagem comigo. Essa pergunta é de lascar. Melhor Presidente? Porra, o clube ta falido, ferrado até a última geração e tu me pergunta isso? Muda a pergunta. Qual o pior presidente que o Flamengo já teve, aí te digo. Todos eles foram medíocres. Vou falar especificamente do Márcio Braga. Esse cara não é ladrão, posso afirmar, porém está aí há 50 anos, portanto é culpado direto pelo estado de falência do Flamengo. Quando ele assumiu a Presidência pela primeira vez, se não me engano em 75, o sonho de um grande Flamengo era plausível pelo surgimento da era Zico. Se ele dá continuidade a um projeto longo hoje o clube seria o maior do mundo. Acontece que ele foi mordido pela mosca azul e quis participar de projeto político partidário. A torcida o elegeu Deputado Federal e ele abandonou o clube... O resultado taí. Agora, depois de três tentativas voltou a Presidência do Flamengo. Se tiver novamente idéias políticas pode esquecer. Se depender da torcida ele não se elege nem pra gari. Na parte administrativa está tentando recuperar a credibilidade do clube isso não posso negar. Está demitindo uma porrada de "aspone" que não fazem nada e ganham verdadeiras fortunas. Está equacionando as dividas, renegociando contratos, etc. Não sou burro e reconheço que ele está tentando se redimir das "cagadas" que fez no passado. Mas falta muito. Por pressões políticas teve que abandonar a Flamengo S/A, pois a profissionalização é a salvação do clube. O futebol ele deixa na mão de terceiros e aí começa a lambança. Vem o técnico e pede pra comprar o Caio que era reserva de um time da Coréia. O Flamengo vai e compra...daqui há seis meses vai mandar embora por deficiência técnica e o prejuízo... A mesma coisa com esse lateral direito... 750 mil por essa mala....Porra, nessa hora o Presidente tem que dá a palavra final. Pergunta. Quem é esse cara? Vamos pesquisar. O quê? Reserva de um time na Coréia, vai pra merda seu técnico, indica outro, etc. etc.
Além disso estou cobrando publicamente uma ação cível e outra criminal contra o Kleber Leite e o Edmundo Silva. Esses caras têm que responder na Justiça por tudo de ruim que fizeram ao Clube. Vocês sabiam que o Flamengo paga mensalmente (e não pode atrasar) 130 mil ao Romário mais honorários advocatícios? Isso vai demorar uns 10 anos, sabiam? Vocês sabiam que o Flamengo vai ter que pagar mais de 25 milhões pela compra do passe do Edmundo (jogador). O Kleber tem que ser responsabilizado por isso. Esse cara comprou e vendeu mais de 100 jogadores em menos de 4 anos. Teve um jogador de nome Kelli que foi comprado de manhã e vendido à tarde, porra. De vez em quando vejo o Kleber dando entrevistas em jornais cobrando atitudes da atual diretoria. Que cara de pau. E o Edmundo Silva nem preciso falar...Pegou 80 milhões de dólares, tá aí rindo a toa e não aconteceu nada pô. O Márcio mandou o assunto para o Conselho de Administração para as medidas cabíveis... Não vai acontecer nada. Tem que ir pra policia... meter esses caras em cana ou então devolver o dinheiro...

Pergunta: FlaGD. Você ainda freqüenta o Flamengo, participando de algum tipo de decisão lá? 

Resposta:  Não boto os pés lá desde a posse do Kleber Leite. To fora...

Pergunta: FlaGD. O que o Flamengo precisa para voltar a ter glórias e títulos? 

Resposta:  Uma diretoria séria em que os investidores possam confiar. Vejo essas campanhas que a torcida está fazendo para a construção do CT. Não dou um "puto". Pra onde vai esse dinheiro? Pra pagar o salário do Dimba? Não rola. Quando tiver alguém digno que mereça realmente a confiança, o dinheiro vai aparecer. Os grandes flamenguistas vão se reunir e vão se cotizar. O meu grupo pessoal eu garanto no mínimo uns U$500,000.00. Pode contar.

Pergunta: FlaGD. Sabemos que somente os torcedores podem fazer o futuro do Flamengo. Depois desta afirmação, deixe sua mensagem para nós torcedores.

Resposta:
 Acabei de falar na pergunta anterior. Depende de nós. Vamos cobrar muito. A internet hoje é fantástica. Mandar mensagem, cobrar, encher o saco mesmo, mas para isso temos que servir ao clube. Não pode as organizadas receberem benefícios de qualquer espécie do Flamengo, não pode. As receitas do clube estão todas comprometidas (TV, Nike, BR). Pagar ingressos é prioritário. A bilheteria no momento é que vai sustentar ou pelo menos minimizar as receitas do clube. O Flamengo é maior que todos nós. Nossos filhos e netos são herdeiros disso. A paixão não vai acabar nunca. E leiam meu site: www.historiadetorcedor.com.br Vocês vão gostar dos causos, todas verídicas que fizeram a história do nosso clube.

Valeu

Moraes