Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Boas Recordações da Seleção Brasileira.

Boas Recordações da Seleção Brasileira.

Boas Recordações da Seleção Brasileira.

O outrora melhor futebol do mundo vai fazer dois amistosos em dois países que me marcaram muito. O primeiro em Wembley, Inglaterra e o segundo em Madrid. Antes vou relatar uma coisa.

O futebol brasileiro, apesar dos inúmeros “crakis” de verdade, tava num baixo astral da porra, numa draga de dá dó. Todos os times jogando de forma igual, com um pontinha eskerdo recuado, num 4x3x3 irritante, Xato, xato e mais xato. Aí o Cláudio Coutinho, que foi treinar um time fora, voltou em 79 (acho) e reformulou tudo. O futebol brasileiro voltou a jogar como brasileiro. Aí Mestre Telê Santana aperfeiçoou a bagaça e voltamos ao patamar de espetáculo com objetividade. Com 7 tokis estávamos na cara do gol.

Fomos jogar em Londres. A Europa tava fria no sentido de baixo estima, ditaduras no mundo, medo de terrotismo. Nos estádios os hooligans dominavam. O pau comia. Os caras bebiam antes, durante e depois do jogo. Fui lá. Medo cão. Vou apanhar, mas num posso deixar de vê Zicão jogar. Camisa do Flamengo. Fikei atrás do gol, no meio deles. Que nada. “oh, brasileiro”. Zico. Falcão (acho que nem jogou). Junior”. 1x0, gol do Zico. O Brasil saiu aplaudido. O Zico saiu ovacionado. Eu, Rei da Inglaterra. Num dá pra esquecer, num dá.

Espanha 82. A Copa das Copas.A copa da Alegria. Dentro e fora de campo. Nós (brasileiros) chamado por eles de “Pachecos” fizemos não só a Espanha, mas a Europa sorrir. Radiante. E o patrocinador da Seleção ajudou (acho que a Topper). Distribuiu mais de três trilhões de camisas. Todo mundo de amarelo. 

Perdemos na semifinal pra Itália no Sarriá.. O futebol alegria, o espetáculo acabou depois dakela derrota. Depois ainda fiz 7 Copas do Mundo seguidas, mas nunca mais vi  alegria nos olhos do Povo de nenhum país. 

Parabéns, preu. Quem viu, viu… 

Valeu

Moraes