Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Mengão x Chilenos - Pós Jogo

 

Mengão x Chilenos - Pós Jogo

Técnico não ganha jogo, mas perde. Técnico não entra em campo, não faz gol, não bate pênalti, portanto não ganha jogo. Quem ganha jogo é o jogador. Agora, o técnico perde o jogo escalando mal, mexendo mal, protegendo jogador e tal.

Foi isso o que aconteceu ontem. Estúpida a atitude de "poupar" jogador. O técnico deles disse antes do jogo que ia "atropelar" o jogo e atropelou. 4x0 foi pouco. Era pra ser de 9 no mínimo. Estive com a torcida deles ontem no calçadão em Copacabana e eles diziam abertamente. Vamos ganhar no mínimo de 3x0. Erraram. Foi de 4. Foi um massacre. Uma aula tática. Se eu fosse o Fessor metia a cabeça no vaso e dava descarga.

O que é o futebol chileno? Nada. Quarta força do futebol sulamericano e olhe lá. Não pode vir dentro da minha casa e esculachar meu time. Foi esculacho. Ganhar ou perder é do futebol, mas o que se exige no mínimo é vontade, é raça, correr atrás. Ontem faltou tudo isso. Não faltou só vontade. Faltou vergonha na cara, eu disse VERGONHA. Tem dia que você tá sem disposição, que a bola não obedece e tal, mas você compensa com vontade, com raça, com disposição. Lá em cima a torcida tá vendo que se a bola tá punindo, pelo menos não tá faltando disposição.

Nem sou torcedor de elogiar quando tá ganhando e sentar o pau quando tá perdendo, vocês são testemunhas disso, mas o que foi aquilo ontem gente? Sujaram minha camisa. Sujaram a camisa do meu MENGÃO. No Chile vamos ser considerado time de segunda linha do futebol brasileiro. Como pode? Falei no pré-jogo. Mengão parece aquele garoto que vai visitar o pai da namorada pela primeira vez. Chega na casa dela todo arrumadinho, todo cheirosinho, com a maior educação, respeito, beija a sogra, faz cafuné no cachorro e tal. Ganha os velhos fácil. Quando retorna pra casa dele bota logo um chinelo, pijama, coloca o pé em cima da mesa, coça o saco, dá um bico no cachorro... Enfim, uma zona. Mengão quando joga fora joga concentrado. Quando joga em casa é essa merda aí. Todas nossas derrotas no ano foram assim.

Será que os "jogadores" sabem que tem gente ali (na torcida) que acordou às 4 da manhã pra trabalhar, botou uma marmita e o Manto Sagrado dentro de uma sacola de papel e foi pro trampo? Passou o dia inteiro ralando, comeu, esperou ansioso o dia passar pra vê o jogo, foi pro estádio muita vezes com fome porque não tinha dindin prum lanche, viu essa "vergonha" e depois já meia noite, foi dormir por aí porque não daria tempo voltar em casa e retornar pro trabalho?

Alguns vão dizer: e daí? Foi porque quis. Não, foi porque ama nosso time. Tem paixão pela camisa pouco se importando quem tá vestindo. Ele foi vê o Flamengo jogar, não alguns "mulambos" que são pagos, aliás, regiamente pagos, pra vestirem esse manto e que proporcionaram essa vergonha que vai ficar marcada na nossa história. Somos nós hoje que vamos ser sacaneados, pisoteados e tal. Eles (joadores) tão se lixando.

Odeio qualquer tipo de violência. Violência é arma dos medíocres. Mas será que isso também não é uma violência? Essa apatia, essa falta de vontade que os jogadores tiveram ontem não foi uma violência com a instituição? Imagina você. Tu tá no estacionamento e passa do teu lado esse cidadão chamado Galhardo ou o Wellington (que elogiei nos últimos 4 jogos, diga-se). Se tu perder a estribeira e enfiar um pau na cabeça dele... O mundo cai... "Bandido ataca jogador... torcida organizada só tem marginal..." Vide o que aconteceu lá em São Paulo com o jogador dos "Porcos". Não se justifica claro. Nada justifica a violência.  Mas, e a atitude desses jogadores dentro de campo? Não é uma violência?  A falta de vontade, a garra, a força pra num mínimo fingir que tá correndo não é uma violência com o torcedor, com o clube que lhes paga, que lhes dá emprego?

Fessor e senhores jogadores do Flamengo. O que vocês fizeram ontem com a Instituição foi falta de caráter, foi falta de vergonha.

Eu me senti envergonhado vendo vocês vestidos com minha camisa. Durante os 90 minutos de ontem vocês não foram homens. Vocês foram CANALHAS que envergonharam toda uma Nação. Vocês foram MULEQUES.  Faltou caráter. Faltou V E R G O N H A.

E peço desculpas pra galera que mandou e-mail. Num vou responder porra nenhum. Lamento. Repitam o e-mail amanhã. Hoje não dá.

Valeu

Moraes