Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

E o feijão azedou de vez...

 

E o feijão azedou de vez...

Chegando de lá. Puto, muito puto. Comi uma sopa de lombriga com querosene na veia. Esse não é meu Mengão. Foi foda ver um monte de caras vestidos com minha segunda pele correndo pra lá e pra cá, sem a menor objetividade, noção de coletividade, agrupamento. Parecia uma pelada de padres em férias.

Quem lê meus textos sabe que sou radicalmente contra esse lance de trocar técnico toda hora. São todos iguais. Faz um trabalho bom aqui, uma lambança acolá. Tudo igual. O que difere é o salário, mas vou resumir "meu técnico" em três etapas;

Fessor, tu é uma "Baranga", uma "Anta" e "Frouxo":

Porque Baranga? - Sabem aquela muié quando "nova" é linda, gostosa, se acha a tal e tal? Começa a envelhecer e continua se achando gostosa? Fica veia, feia, sem dentes, mas ainda se acha gostosa? Vai pra frente do espelho, se olha e pensa: porra, o tempo passa e ainda sou a tal? Continuo linda... Tal qual o Fessor. Vive do passado.  Dos títulos que ganhou 10 anos atrás.  Não se reciclou. Uma lástima;

Porque "Anta"? Escala mal e mexe ainda pior. Não tem a menor leitura do jogo. Troca por trocar. Outra lástima;

Porque Frouxo? Hoje não teve coragem de tirar o Dentuço. Pra colocar o Jael tirou o jogador mais lúcido do time (Deivid). Se borrou de medo. Lástima das lástimas.

Ah, Moraes, vai tirar o Fessor agora? Não, mas não pode continuar no próximo ano. Ah, Moraes, vai colocar quem? Não sei. Grande problema. Repito tudo igual, mas essa comissão técnica do Flamengo ganha mais do que todo o time do "Figueirense" junto, incluindo a comissão técnica deles. O custo benefício é muito alto.  Não pode colocar meu Mengão pra passar uma vergonha dessas.

Ah, Moraes, mas temos um projeto a longo prazo, começando com a construção do CT. Vem cá, ele é engenheiro? É peão de obra? Pra fazer o CT basta contratar técnicos em construção, correto? Nem venham me dizer que o nome dele agrega patrocínios porque é mentira. Tem que mudar tudo, a começar pelo Diretor Técnico remunerado que não segura a peteca. O Fessor manda e desmanda e ele não fala nada. Nada pessoal com o "Luiz Veloso". É amigo da Presidente? Beleza, leva pra casa e faz um belo jantar prele, faz cafuné e tal, mas ali não dá e vou logo dando uma sugestão: Fabio Luciano. Tem todo o perfil pra ocupar o cargo.

Mengão entrou com três cabeças de área pra jogar em casa e precisando ganhar. Não tem jogo. Não teve jogo. Os 15 primeiros minutos até que enganou. Depois foi uma água. E o Dentuço errando tudo. Pior, tudo tem que passar por ele. Todos os passes têm que ter o carimbo dele. Falta é com ele. Escanteio é com ele. E ele não acertava nem lateral. Aí fica difícil.

Cabou o primeiro tempo. Pensei: Fessor vai mudar logo. Nem mudou. Esperou a torcida pedir. Entra com os dois garotos: Sufistinha e Muralha. O Sufista ainda tentou alguma coisa, mas o Muralha... Decepcionou geral. Ah, Moraes, ficou um buraco ali no meio. Certo, ficou por duas razões: quem tinha que sair era o Willians não o Airton que fica mais plantado e, diferentemente do Willians, tem plena consciência de que não sabe jogar bola, só sabe marcar, e o segundo é um problema tático e Mengão não tem nenhum plano tático.

Precisávamos ganhar e tínhamos que partir com tudo, certo?  Se tem um buraco no meio pede pro Willians ficar plantado e sai o Muralha que tem mais qualidade. Que nada, os dois saiam ao mesmo tempo e tome contra-ataque. Foda. Pior foi vê o Xerifão partir pro tudo ou nada, ou seja, na armação das jogadas.

Aí o Fessor "ameaçou" colocar o Fierro. A galera xiou, começou a xingá-lo e desistiu. Resolveu colocar o Jael. A gente lá em cima pensou: sai o Dentuço. Que nada, saiu o Deivid. Peidou Fessor, peidou feio.

O sonho acabou. Se vier Libertadores vamos lamber os beiços. Se jogar assim domingo lá em Goiânia vai tomar de 4 de novo como tomamos aqui no primeiro turno.

Nem tem o que falar. É deixar acabar o ano e tomar as providencias. Fazer um troca troca de jogadores, sei lá. Mas metade desse time atual tem que vazar. E na base pra subir só o Lucas. O resto...

Juízo Presidente Patrícia. Ninguém é maior ou mais importante que a Instituição. Vai ser necessário cortar na carne, a senhora sabe. Faça o que tem que ser feito pra que não tenhamos mais um ano decepcionante.

Mengão não pode se contentar só com campeonato carioca. O carioca é pra montar um time pro Brasileiro, Libertadores ou Sulamericana. Essa é nossa grandeza. Esse é nosso destino.

Valeu

Moraes