Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Entrevista para a BBC World Service Brazil e BBC World Service Portuguese Africa.

Pergunta:  Moraes, da última vez que eu te "vi", vc tava dando uma entrevista pra uma cadeia de televisão nas vésperas da Copa de 2006 na Alemanha, onde vc descrevia suas "excursões com graves restrições orçamentárias", divulgando seu método "Copa do Mundo 10 Euros/dia". Cara, isso é experiência, ou é mágica mesmo?

Resposta: Cara, antigamente a grana era farta, mas infelizmente gastei tudo com futebol. Flamengo e Seleção Brasileira, fazer o quê? É só ler no meu site www.historiadetorcedor.com.br/ Lá conto todas as aventuras vividas por esse mundão, por mais de 72 paises. Detalhe:   faria tudo de novo. Sempre digo que a vida é hoje. Ninguém leva dinheiro pro céu. Hoje em dia assistir a uma Copa do Mundo é super cara. Se você não tem esquema de ingressos vai pagar 700 euros pra ver o jogo e aí fica impossível. Por isso falo sempre: "esquema Moraes". Armo o esquema dos ingressos e o resto é supérfluo. Fico em "otel" e a comida é só pra se manter vivo.  Na última Copa da Alemanha o esquema funcionou mais ou menos. Mantive a média de gastar cerca de 10 euros dias, fora hotel.  Ler no site o perrengue ok.

Pergunta: Voltando um pouco atrás no tempo, que diferença vc vê entre o Moraes da Copa de 70, esse mesmo que saía fazendo Bye-Bye Brasil junto o Mengão e o Moraes de hoje, para além da idade e de quase 40 anos de "estrada", é claro?

RespostaPorra, eu era garotão, "bonito", com dinheiro, adrenalina pura. Viajar era curtição até o surgimento do Zico. Aí, além da curtição tinha também obrigação e principalmente a idolatria pelo ídolo. Foi uma época de ouro que só quem passou pode contar. Indescritível. Hoje em dia mantenho a paixão pelo Flamengo, mas não tenho mais a mesma gana, a mesma paixão. Continuo indo aos jogos por prazer, mas não é a mesma coisa, entende?

Pergunta: E que diferença você vê no Flamengo nesse mesmo período? Eu sei que dói, mas tenho que perguntar irmão...

Resposta: hoje o Flamengo é um negócio, aliás, o futebol é um negócio.Negozinho só quer ganhar dinheiro. Ninguém ta se preocupando com o clube, quer o poder, pois com o poder vem os negócios, o dinheiro fácil. O time atual nem passaria na porta da Gávea de antigamente. O jogador beija o escudo do clube de manhã e a tarde beija outro. Num dá. O cara só quer grana. Vou contar uma passagem do Zico que poucas pessoas sabem. Quando ele voltou pro Flamengo em 85 e se machucou feio, passou dois anos se recuperando, tomando morfina pra agüentar a dor, fazendo um trabalho de recuperação às vezes de 6 horas por dia. Aí o Presidente da época, ficava plantando na imprensa que ele tinha de parar de jogar e ser dirigente do clube. O Galo cada vez mais ia ficando puto.Um belo dia o Emil Pinheiro, então Presidente do Botafogo mandou um contrato "em branco" pro Zico.Ele podia preencher o valor que quisesse pra se transferir pro Botafogo. Ele rasgou o contrato em respeito a torcida e a instituição Flamengo...

Pergunta: Moraes, suas histórias têm um lado humorístico muito grande que provém de você, o protagonista principal, ser sempre o que "se dá mal", "dá as maiores mancadas", "passa os maiores sufocos". Vc é assim mesmo, ou isso é técnica de narrador pra cativar o leitor?

Resposta: É técnica de narração. Todas as histórias são verídicas, todas, tanto assim que procuro sempre colocar matéria de jornal, ingressos, etc. Agora, um pouco de humor não faz mal a ninguém né? Mas já passei fome com 4 mil dólares no bolso (matéria do meu  site "Uma Faixa Estendida na Raça") e também passei fome por falta de dinheiro. Fui pra Europa passar 21 dias com apenas 17 dólares na carteira. Hoje nem entraria no país (matéria do meu site - "Zico em Udine")... confere lá.

Pergunta: O futebol mudou e a forma de torcer também. Como é "torcer na Raça" no século XXI?

Resposta: Não mudou a forma de torcer. Infelizmente as torcidas organizadas se profissionalizaram de forma errada. Hoje são "profissionais" de torcida, com salário e tudo. Os caras não servem mais ao clube. Pelo contrário. São servidos por ele. Deixei a torcida em 96. Até essa data nós pagávamos pra ver o Flamengo jogar. Hoje o Flamengo paga pros chefes de torcida. Aí fica fácil. Veja bem: jogo em Porto Alegre. O clube dá ônibus e ingressos pros torcedores. O cara sai do Rio sem um puto.No meio da viagem ele vai roubar pra comer. Por isso a violência.Os marginais se apoderaram das torcidas, infelizmente (com raríssimas exceções).

Pergunta:  Você começou cedo nessas andanças, mas parece que só vc envelheceu. Seus companheiros de hoje têm a mesma idade de seus companheiros de "ontem". Qual o segrego pra se manter "jovem" e sempre como figura central de uma galera nova o suficiente para serem teus filhos?

Resposta: Leke,  envelheci cronologicamente. A cabeça continua jovem. Como te disse na resposta anterior, não pertenço mais a raça embora tenha grandes amigos lá.Quanto a  me relacionar com a mulekada é simples: eu não bebo, não fumo, não uso drogas e tenho  a mente aberta. Então dificilmente viajo com os caras da minha idade, principalmente porque os amigos todos usam as "drogas" legalizadas acima. O que faço então: vou com a mulekada porque pra viajar comigo tem as seguintes exigências: 1) usar a camisa do Flamengo 24hs; 2) não beber, fumar e nem usar drogas: 3) dormir cedo. Quem da minha idade vai querer se sujeitar a isso?

Pergunta:  Aqui na Inglaterra tá muito na moda, magnatas comprarem times e injetarem dinheiro. O que você acharia de um conglomerado internacional, tipo MSI mas sério e honesto", de preferência japonês, comprar o Flamengo e colocar a sua "Geração de 81" pra tocar o barco?

Resposta: Esse é meu sonho. O Flamengo tem que ter "um dono", sério, honesto e que aproveite a força da sua torcida. Afinal, são  34 milhões de torcedores, praticamente toda a população da Inglaterra. O Flamengo sendo dirigido por pessoas sérias seria o maior clube do mundo .

Pergunta:  O Renato Maurício Prado uma ocasião disse que é karma do Zico ser presidente do Flamengo, mais cedo ou mais tarde. O que você acha?

Resposta: É o sonho de todo flamenguista só que o Zico não vai assumir o clube tão cedo.Enquanto não mudar o estatuto do clube, acabando com os poderes desses conselhos malucos que só atrasam o clube, o Galo não vem. Para mudar isso estamos nos associando ao clube. Dentro de uns 8 anos teremos força suficiente para mudar esse quadro aí e então vem Zico, Junior, Leonardo (do Milan) e até eu. Mudaremos radicalmente toda a estrutura do clube, podem cobrar.

Pergunta:  Brasil Hexa Campeão do Mundo ou Flamengo Bi-Campeão do Mundo? Escolhe rápido...E antes que você pergunte; Não!!! Não dá pra ter os dois!!! Tem que escolher mesmo!!!

Resposta: nem precisa ser rápida. Mengão campeão do mundo em Tóquio. Ainda vou estar vivo pra ver isso novamente. Ganhei lá em 81e vou ganhar de novo, com fé em Deus. Ler a história do campeonato mundial em 81 no meu site ok.

Pergunta:  Você acha que seria uma boa o Zico assumir a Seleção depois que o Ricardo Teixeira for embora?

Resposta: pra começar o Ricardo Teixeira se reelegeu por mais 7 anos e se a Copa vou mesmo em 2014, ele fica mais 7, ou seja 14 anos. No término do mandato dele, se ele não quiser mais ficar, (o que acho impossível), o Zico vai ta com 68 anos... Tu acredita que ele vai pegar essa roubada?

Pergunta:  Que conselhos ou dicas você daria pro Moraes do Século XXI?

Resposta: Moraes, tua vida foi genial. Faz tudo de novo porque isso não tem preço.

Pergunta:   Será poderia existir um "Moraes" em algum outro time do Mundo, ou será que um torcedor especial desse jeito, só mesmo no time mais especial do Mundo como é o   Flamengo?

Resposta: No Brasil não existe outro Moraes, posso garantir. Pelo mundo não sei. Agora, o Moraes também deu sorte. Conjugou dinheiro, Flamengo e Zico. Isso facilitou muito, além da Seleção Brasileira que ganhou 5 campeonato mundiais. Se não fosse isso provavelmente eu não faria a metade do que fiz .

Pergunta:  Você é um apaixonado por esporte, saúde e boa forma física. De onde vem essa paixão e como você se motiva?

Resposta: Cara, quando ninguém falava em qualidade de vida, correr e fazer  musculação, eu já fazia isso. Eu inaugurei praticamente a primeira academia do Rio de Janeiro (academia Coelho). Quando ninguém corria eu já fazia isso no meio da rua. Levei muita "dura da policia" por causa disso. Quantas vezes fui chamado "ladrão", "maluco", "viado"  porque tava correndo na rua! Quando surgiu o famoso método Cooper eu já tava na estrada há pelo menos 10 anos .

Pergunta:  Acorda 4 horas da madrugada pra treinar, treina 6 horas por dia, me descreve sua rotina?

Resposta: levanto 4 da manhã, como alguma coisa, vejo os e-mails, trabalho em pouco e as 6hs  vou pra pista. Corro, 1 hora, depois faço 1.30 de ginástica na Lagoa Rodrigo de Freitas. Acabo a primeira parte do treino por volta das 10hs. Descanso até 11.30hs e aí vou pra natação que dura cerca de 1.30hs.  Almoço e descaso. Depois faço 1h de musculação e mais 1h de pedal. À noite  trabalho um pouco, respondo e-mail e 9hs to dormindo...

Pergunta:  - Será que essa dedicação ao esporte não veio para colmatar a lacuna deixada pelo "insucesso" contínuo do Flamengo nos últimos anos? Como vc conciliaria as duas coisas se ainda "tivesse" que viajar pelo Brasil e o Mundo atrás do time se ele continuasse vitorioso e te dando as alegrias de outrora?

Resposta: eu continuo viajando com o Flamengo e Seleção Brasileira. Mas sou vou na boa.  Os jogos são à noite e domingo, único dia que não treino. Dá pra conciliar mole, mole.Quando viajo em qualquer lugar do mundo faço meu treino, não com a mesma intensidade, mas nunca deixo a peteca cair.