Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Entrevista para o site Magia Rubro Negra

Moraes é um ilustre torcedor do Flamengo que teve a honra de acompanhar o Flamengo e a Seleção Brasileira pelo mundo. Nesta entrevista ele revela detalhes de toda a história que não estão escritas nos jornais, é a visão do torcedor, a visão da Magia Rubro Negra. Vale a pena ler!

Magia Rubro Negra  - Para começar, se você tivesse em suas mãos uma máquina do tempo que o levaria para uma sala onde estava sendo realizada a reunião de fundação do Grupo de Regatas Flamengo, no Casarão de Nestor de Barros, número 22 da Praia do Flamengo em 17 de Novembro de 1895. O que você falaria para a primeira diretoria eleita?

Resposta: Falaria: Pessoal, vocês acabaram de criar o maior clube do mundo. Pelo amor de Deus nunca se esqueçam disso. As próximas gerações terão o maior orgulho de vestir a camisa do Flamengo, de amar o Flamengo, da felicidade de ser, de sorrir com o Flamengo, de sofrer pelo Flamengo. Gerenciem o clube como se estivessem gerenciando a empresa de vocês, a casa de vocês. Não façam sofrer quem daria a vida pelo Flamengo.

M.R.N  - Moraes, quantos países visitados "atrás" do Flamengo, quantas conquistas presenciou e qual delas inunda seus olhos com lágrimas ao (re)lembrar?

Resposta: Cara, pelas minhas contas já visitei uns 72 países acompanhando o Flamengo e a Seleção Brasileira. Pelo Flamengo especificamente foram mais de 40 paises. Passei pelos 4 continentes e só faltou o clube jogar na Austrália pra fechar o circulo, com um detalhe:  Europa, USA, América do Sul e México voltei umas 30 vezes. De 1973 a 1993 não perdia jogos do nosso mengão em lugar nenhum do mundo e naquela época o Flamengo era sempre convidado pra amistosos, torneios internacionais, etc. Fui a lugares exóticos como  Kwait, Trinidad e Tobago, Líbia, Marrocos, Bahrein, Iraque, Gabão, Argélia, Angola, África do Sul, Tunísia, Zaire,  Arábia Saudita, Iraque e Japão (5 vezes). Isso não tem preço. Agora a maior conquista que presenciei foi o jogo final contra o Cobreloa em Montevidéu. Aquele foi o jogo da minha vida. Passei 9 dias dentro de um ônibus. Um sofrimento insuportável. Se eu perdesse aquele jogo acho que parava com tudo. Leiam no meu site a matéria do jogo (www.historiadetorcedor.com.br - final da Libertadores).

M.R.N - Quando percebeu que estava verdadeiramente apaixonado pelo Flamengo? (risos)

Resposta: Desde que nasci porra. Não me imagino torcendo por outro clube. Nasci no Piauí e lá tem Flamengo. Há 67 anos atrás o Rio de Janeiro era a capital do Brasil. Então futebol era os times daqui. Flamengo lá e Flamengo aqui... Taí o resultado...

M.R.N - Qual foi o "agente causador" desta união tão duradoura?

Resposta: Cara, lembro muito do meu pai. O cara odiava futebol e me dava esporro por causa da minha paixão pelo Flamengo. Quando o time perdia eu passava até dois dias sem falar com ninguém. Ficava insuportável, intragável, anti-social. Um inferno. Pois bem: Em 1967/68, comecei a viajar pra ver futebol. Fiz toda as eliminatórias da Copa do Mundo de 1970. Todo mundo me chamava de maluco, perdulario, etc. O meu "veio" no inicio ficou puto, mas depois começou a dar incentivo. Ai fui a Copa de 1970. A imprensa naquela época já tava me dando destaque. E o velho cheio de orgulho. Começou a gostar da coisa. Lia tudo sobre futebol. Ouvia todos os programas esportivos pra ver se falavam do "filho dele". Eu era seu ídolo. Todavia não ia aos jogos. Eu chamava: vamos pai. Não, vai lá. Eu fico "assistindo pelo rádio". Quando comecei a viajar com o Flamengo em 1973 aí virou sacanagem. Afinal, um simples torcedor gastando uma grana preta pra acompanhar o seu clube do coração. A mídia falava e meu velho recortava tudo pra mostrar pros amigos. Eu adorava principalmente porque "nunca faltava" dindin... Tudo liberado... eh!eh!eh! Que saudades velho, que saudades. Onde tu tiveres to te mandando um grande beijão ok.

M.R.N - No seu site (http://www.historiadetorcedor.com.br/) você conta que sua ex-esposa um dia pediu para escolher entre ela e o Flamengo, na época você optou pelo Flamengo. Se fosse hoje? Quem seria o "felizardo"?

Resposta: Caraca, talvez tenha sido o maior erro de nós dois e reconhecemos isso. Hoje somos grandes amigos, mas passamos 14 anos um querendo matar o outro. Faltou tranqüilidade e principalmente bom senso naquela atitude, naquele momento. Levei muita porrada por causa disso. Afinal, foram 14 anos sem "ver" meus filhos. Perdi toda infância deles. Hoje se ela falasse aquilo "escolhe agora: ou eu e teus filhos ou o Flamengo", eu diria: "relaxa porra, to acabando de chegar, 23 horas dentro de um avião. Vou dormir e depois conversamos ok". Leiam a matéria no site, ok. (Copa de 82 - Espanha).

M.R.N - O que é mais difícil de explicar: O Real Madri ser tão rico ou o Flamengo ser tão endividado?

Resposta: Fábio, lá tem um dono. Perdeu grana é o boldo dele que sofre. O Flamengo é a casa da mãe Joana. Os caras fazem a dívida, acaba o mandato, vão embora e não acontece absolutamente nada. Pior: ficam 3 anos de  fora "detonando e cornetando"  o cara que ta na Presidência e nas próximas eleições se candidatam de novo na maior cara de pau. Pode ver. São os mesmos  há 110 anos. Fazem um rodízio escroto entre eles. A mamata deve ser muito boa. Duvido que eles se candidatem a serem síndicos do prédio onde moram. Duvido!

M.R.N. - O que é mais necessário para o sucesso do CRF: aprovação da Timemania e o saneamento das dívidas ou dirigentes bem intencionados com o objetivo de trabalhar para o Flamengo?

Resposta: Olha, o problema do Flamengo é gerenciamento. Hoje a divida do clube é de cerca de 200 milhões. Se entrasse um maluco e pagasse toda a divida e injetasse mais 50 milhões, dentro de 6 meses o clube estaria devendo uns 100 mil. Não se pode administrar um clube com orçamento maior de que 90% das Prefeituras do Brasil com Diretores Amadores que tem suas atividades profissionais e só vão "trabalhar" no Flamengo no final da noite e nos fins de semana. Fala sério pô! A Timemania vai ser um cheque em branco.O pensamento vai ser esse: "dividas fiscais equacionadas, vamos gastar mais". Liberou geral. O Flamengo tem que mudar todo seu gerenciamento. Profissionalizar tudo. Gente competente. Gente séria, mas sem salários absurdos. Tu sabe quanto ganha o Presidente da Petrobrás? No máximo 60 mil mês.  Porra, esse salário é mixaria para alguns "profissionais" do Departamento de Futebol do Flamengo. Taí o resultado. 6 anos de campeonatos por pontos corridos, e 6 anos lutamos pra não caí.

M.R.N. - Você já foi convidado a participar de algum cargo no Clube? Se sim diga-nos qual? Se não, você aceitaria se fosse?

Resposta: Nunca fui e eles nem se atreveriam a fazer tal convite. Ainda vou ser Diretor do meu Clube. No dia que o Zico vier, mas vai demoraaaarrrrrrrr!!!! Com essa estrutura aí nunca iremos aceitar.  Agora, só vamos mudar esse quadro quando a torcida se associar pra poder votar e participar das decisões. Nós só vamos mudar esse quadro quando alterarmos o estatuto do clube, acabando com a maioria desses Conselhos malucos que só atrasam o Flamengo.  Sem isso... Impossível.

M.R.N. - Você que acompanhou a trajetória do Márcio Braga, gritava com ele da arquibancada. Qual balanço que você faz do trabalho dele a frente do Flamengo em todas as suas passagens?

Resposta: Olha, existe um respeito mutuo. Não somos amigos. O Márcio não é "ladrão" isso assino embaixo. O Márcio fez um brilhante trabalho quando assumiu o Flamengo pela primeira vez (se não me engano em 74). Depois foi mordido pela mosca azul e virou político profissional. Aí começou a desgraça. Entregou o clube nas mãos de pessoas medíocres e o resultado é esse aí. Estamos completamente falidos. Veja bem. Ele pegou a melhor fase do Flamengo. O melhor time do mundo com o maior jogador do mundo. Jorrava dinheiro a rodo. Deixou a chance passar. Fico puto quando ele "critica as administrações anteriores". Porra, ele é culpado por 50% da desgraça do Flamengo.

M.R.N. - E o Kleber Leite, você que o conheceu durante as viagens acompanhando o Flamengo quando ainda era radialista. Ele é um bom dirigente para o Flamengo? Em 1995 quando era Presidente, ele deu azar ou usou o clube para se beneficiar?

Resposta: Realmente conheci o Kleber repórter de rádio.Viajávamos juntos no mesmo avião. Ficávamos no mesmo hotel. Hoje ta rico com seus méritos. Não se fica rico sem trabalhar, a não ser que seja ladrão, vendedor de drogas ou ganhar na loteria. O cara correu atrás. Agora, a marca Flamengo ajudou muito, isso ele não pode negar. A visibilidade de ser Presidente do Flamengo é maior do que ser Governador de Rondônia, por exemplo. Em 1995 ele fez do Flamengo um balcão de negócios. Comprou e vendeu mais de 120 jogadores. Espetou dívidas impagáveis. Alguém ganhou muito dinheiro com isso. Não sei quem foi, mas que ganhou, ganhou.  Fico transtornado quando ele diz que tal "jogador veio de graça". Caraca, hoje nem jogador do Sertãozinho de Boroboro joga de graça. A compra do Edmundo por exemplo. Veio de graça e o Flamengo tem uma dívida de cerca de 42 milhões, pode? O Romário veio de graça: o Flamengo vai lhe pagar cerca de 230 mil mês até 2014. Pra não estender muito o assunto. Veja o time atual. Segunda maior folha salarial do Brasil e 20 rodadas na zona de rebaixamento. Inacreditável.

M.R.N - Segunda-feira, dia 27 de agosto, 5:00 da manhã e o Moraes acorda presidente do Flamengo, quais seriam as três primeiras medidas adotadas?

Resposta: Impossível responder até porque jamais serei Presidente do Flamengo.

M.R.N - Valeu a brincadeira, vamos pensar um pouco "mais baixo" agora, substitua o cargo de presidente pelo cargo de treinador. Quais seriam as respostas dessa vez?

Resposta: Reunia os jogadores no centro do gramado e falava: "Bruno, Fabio Luciano, Juan, Rômulo, Ibson, Roger e Maxi pra lá". O resto pode passar no Departamento de Futebol e assinar a rescisão contratual. Ruaaaaaaaaaaaaaa. Demitia todos por "justa causa". Porra, o cara é contratado pra jogar futebol e não sabe. Quer um exemplo: o Leo Lima. Fora!

M.R.N - Você é a pessoa que mais carregou a faixa da (torcida) Raça Rubro Negra por esse mundo afora. Hoje a torcida é muito diferente daquela que Cláudio, Edu, Moraes e cia. fundaram. Ainda pensa em levar o nome (faixa) da torcida pelos países em que você acompanhar Flamengo e Seleção Brasileira?

Resposta: Não, nunca mais levarei faixa de qualquer torcida, apesar de estar apaixonado pela Urubuzada. Essa mulecada é a raça do inicio. É a raça rubro-negra que nós  criamos.

M.R.N - Moraes, o que lhe faz pensar que o Flamengo ainda será campeão mundial?

Resposta: Sonho, apenas sonho. Torço por isso todo dia, toda hora, todos os minutos. É como um doente terminal que acha que vai ficar bom. Somente isso. Dificilmente estarei vivo pra ter essa alegria de volta, mas...

M.R.N - Agora só pra reacender a polêmica. Zico treinador do Flamengo, presidente do Flamengo ou treinador do Fenerbhace?

Resposta: Deixa ele lá no Fenerbhace ok. Um dia ele virar pra ser Presidente do Flamengo, mas vai demorar. Muitoooooo. Já falei disso numa pergunta anterior.

M.R.N - Qual a importância que o Zico tem para o Flamengo na sua opinião?

Resposta: Putz... precisa responder? O maior jogador do mundo jogando no maior time do mundo. Só lamento que o Flamengo com aquele timaço disputou 4 libertadores seguidas e só ganhou uma. Uma grande frustração.

M.R.N - Sabemos do seu relacionamento com o Galinho, qual a importância que você acha que o Clube de Regatas Flamengo tem para o Zico como pessoa e como jogador?

Resposta: Acho até que a instituição Flamengo talvez não dê muita importância e atenção pra aquele que foi sua maior estrela. Como jogador sem comentários. Como homem então nem se fala. O Galo sempre esteve à disposição do Flamengo pra qualquer coisa, mas esse apoio infelizmente nunca foi bem aproveitado pelo amadorismo dos dirigentes.

M.R.N - E por falar em polêmica, você acha que depois de tantos anos o estádio da Gávea vai sair do papel (e da maquete)?

Resposta: Fabio, tenho 67 anos e já vi 85 maquetes do estádio da Gávea. Cada uma mais bonita do que a outra. Essa ta tendo mais repercussão porque causa da mídia, por causa da internet. Nosso estádio é nosso sonho, nossa casa e só será construído se houver união no Clube. Infelizmente o Flamengo tem vários grupos e/ou "quadrilhas" que ficam se digladiando ao invés de se unirem pro seu bem.  Desta vez as chances são maiores, porém continuo reticente. Tomara que saia tomara! É simples: Chama 5 construtoras e diz: Galera, o espaço é esse. Vocês fazem o estádio pra 30 mil pessoas ok. A renda dos jogos é minha. Em volta vocês podem construir um centro de lazer com renda pra vocês recuperarem o investimento ok.  Vocês têm 20 anos pra explorar a marca, renováveis por igual período. Pagou o investimento a gente divide a renda líquida, tudo bem?   Simples porra, simples.  Aí eu é que pergunto: como alguém pode ser contra nosso estádio? Como que um cara que se diz flamenguista é contra isso? Fala sério!

M.R.N. - Nós não gostaríamos de estar aqui te perguntando isso, mas infelizmente se faz necessário. Com todo esse problema envolvendo as duas principais torcidas do Flamengo e tantas outras, você teme pelo fim das Organizadas?

Resposta: As organizadas já estão "agonizando" há muito tempo. Hoje quando se fala de torcida organizada o que vem na mente é briga, roubo, etc. Infelizmente as torcidas viraram antro de marginais e muitas vezes as lideranças nada podem fazer. A Jovem e a Raça sempre foram antagônicas, mas na hora do jogo eram Flamengo. Gritavam Flamengo. Hoje é só ação de marketing. A Raça canta as musicas dela e a Jovem canta outra coisa. E o Flamengo que se estrepa... Galera, o Flamengo é a essência. A torcida é complement porra.. Será que vocês não entendem isso? Na minha época de Raça só viajava quem tinha dinheiro. Pergunta ao Paulo Aparício (chefe da Raça) quantas vezes ele ficou de fora das excursões porque não tinha grana? Hoje alguns dirigentes do Flamengo dão dinheiro pro ônibus, dão ingressos e um dindin por fora pras lideranças das torcidas. . Veja bem: o cara vai pra São Paulo com ônibus e ingresso de graça, sem um puto no bolso. Como ele vai comer? Vai ter que roubar certo?

M.R.N. - Deixe o seu coração falar: O que é a Magia Rubra Negra para você?

Resposta: Genial a idéia de vocês. Genial. Parabéns pela iniciativa e usem sempre o espaço pra ajudar nosso clube. Pra que as futuras gerações nunca deixem a "peteca" cair. Que incentivem os novos torcedores pra torcerem sem violência. Que saibam que o Flamengo é uma razão de vida. Que nossos filhos e netos saibam o grande amor que tivemos pelo nosso clube. 

M.R.N - Moraes, obrigado pela entrevista... agora para encerrar nosso maravilhoso bate-papo. Algum palpite para Flamengo x Botafogo?

Reposta: Vamos ganhar, não sei de quanto, mas vamos ganhar. Nada na vida me dar mais prazer do que ver meu time jogar. Nada na vida me deixa mais feliz que uma vitória sobre os times do Rio. Pela rivalidade, pela zoação no dia seguinte. Isso não tem preço. Gozar a cara deles (ultimamente só eu to sendo gozado né?)

Valeu