Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Mengão x Gaymio - Pré Jogo

 

Mengão x Gaymio - Pré Jogo

Nem ia escrever nada. Tô tão puto e revoltado que decidi uma coisa. Perdeu, não tem pós-jogo. Nem sou masoquista. Tô na bola da vez e nem vou forçar a parada. Tenho dois cardiologistas. "Drs. Alexandre e Herbert". O Dr. "Alexandre" vai morrer primeiro que eu. Fica louco quando o Flamengo perde, mas preocupado comigo. A mulher dele coitada é quem ouve. Depois do jogo contra os "Sardinhas" ela disse que ele não dormiu nem um minuto. Peço desculpas preles. Fui eu quem escolheu isso pra mim. Vocês não têm culpa nenhuma.

Manhã tem jogo de vida e morte. Tem que ganhar de qualquer jeito. Nem quero saber o time, quem vai jogar, nada. É revoltante, é inadmissível que Mengão esteja atrás de "Náutico, Portuguesa, Ponte Branca, Baea" e tal. Inacreditável. A folha de pagamento deles não chega a 10% da nossa. Muita raiva.

Nem gosto de jogo assim, principalmente porque um fiodumaegua fez "promoção" de ingresso. Sou contra, sabe porque? Porque é jogo de vida e morte e esse povo que vai só vai na boa. Com 5 minutos tá vaiando o time e se tu chama a atenção ele diz logo: "eu paguei...". É o tipo de jogo que deveria custar 500 contos. Só ia cascudo pra torcer e ajudar a ganhar a porra do jogo.

Bora Mengão, vamos reagir. Nosso povo não merece isso, por favor. Confiamos em tu. Vamos ganhar, com fé em Deus. Desculpa galera, mas não sai nada. Não consigo escrever.

 

Extra-jogo

E o futebol continua uma casa da mãe Joana. Mandaram o "Cascão" embora, aliás, o que fazia mesmo o "Cascão"? Nada. Só tava lá por política, pura política. Agora tentaram repatriar o "Marcus Brás". Meu Deus do Céu. O "Marcus Brás" como salvador da pátria.

Gente, não tem um diretor executivo remunerado? O Zinho? Qual a necessidade de um Vice-Presidente de Futebol sem remuneração? Só serve pra atrapalhar. Ai teve a tal reunião e o grande "Marcus Brás" declinou da proposta, beleza né? Saiu por cima da carne seca. Agora, o pior é ouvir e ler as explicações. "As fofocas esportivas".  Tão dizendo que foi porque EXIGIRAM que ele não fosse candidato a Vereador. Só imbecil acredita nisso. Só débil mental acha que isso é verdade. Sabe porque ele não aceitou? Porque queria autonomia total. Queria a demissão do Zinho. Queria ser o "dono do pedaço". Nem sei quem foi que teve bom senso e mandou ele tomar na tarraqueta.

Era só o que faltava. Bem, metendo meu bedelho onde não fui chamado, sugiro a Presidente Patrícia Amorim.

- quer colocar alguém ali nesse momento?  José Carlos Dias, o Cheirinho. Simples. Conhece o clube, Tem respaldo, tem moral e mata no peito essas fofocas malucas que rolam toda hora no futebol;

- Ah, Moraes, ele não aceita. Já tentou? Pega o telefone agora e liga prele. Duvido que ele fuja dessa responsabilidade nesse momento... Epa, ele não aceitou? Beleza. Segunda sugestão: acumula a Vice-Presidência e chama o Carlos Noval da base, pra acumular no profissional. Ele ajudaria muito o Zinho fazendo a interlocução entre a Presidência. Seriam dois bons profissionais no futebol. Simples.

Agora, por favor, Presidente Patrícia, não cometa a insanidade de convidar o Helio Paulo Ferraz ou o Walter Oaquim. Tô implorando de joelhos. Por favor. Por falar nisso, o que recebo aqui reclamações do Oaquim... Todo mundo reclama que o cara se mete em tudo. Dá palpite em tudo. Atrapalha tudo. Jesus...

Carajo, 100 anos e não muda nada no meu Mengão. São sempre os mesmos. A mesma rotatividade. Vocês já prestaram atenção que são sempre os mesmos nomes? É revoltante. Mas sabe que é o culpado disso? Eu, você. Todos nós. Nós nunca fizemos porra nenhuma pra pelo menos tentar mudar esse quadro. Nós somos covardes. Nós somos medíocres e coniventes com isso. Nós sempre assistimos calados esses "carrapatos" grudarem nas nossas veias, no nosso sangue e nunca fizemos porra nenhuma pra impedir, pra mudar. Nós assistimos caladinhos essa metástase que tomou nosso Flamengo. Nós somos os maiores responsáveis por isso. Eu assumo a minha parte. Assume a tua também ok.

Tivemos na década de 80 o melhor time do mundo, capitaneado pelo maior jogador do mundo e não nos estruturamos. Ganhamos títulos... Ficamos felizes e... Nada. Enquanto isso os outros clubes começaram a se estruturar. Aí veio a década de 90. Sabe Deus como ganhamos o campeonato brasileiro em 92 e... Alegria, alegria. A mesmice continuou. Passamos 17 anos lutando pra não cair e... Ganhos em 2009. Mas 3 anos lutando pra não cair...

E nosso atraso continua. Os outros estão passando galopando na nossa frente. E não vejo mudança em curto prazo. É só vê o atual quadro político. Quantos candidatos? Os mesmos... Os de sempre...

Ah, Moraes, tem o "Wallim. É gente nova. Tomara, mas só acredito se ele der um murro na mesa e falar claramente: não quero apoio de nenhum dos antigos Presidentes. NENHUM. Sabe porque? Porque quem apoia agora manda a fatura depois. Se ele ganhar com o apoio deles vão cobrar no primeiro dia. Ah, Moraes, mas assim ele não ganha a eleição... Tenta, pelo menos tenta. Não custa tentar. Gente, ninguém aguenta mais essa gente. NINGUEM. Vejo por aqui.

Eu particularmente não tenho nada pessoal com nenhum deles, mas volto a pedir pra todos. TODOS, inclusive a atual Presidente. Vocês já fizeram ou deixaram de fazer a parte de vocês. POR FAVOR, LAGUEM O OSSO. Deixem o Flamengo viver. Deixem o Flamengo respirar. Vão pra casa, por favor.

Tô louco. Tô perdendo a linha e a capacidade de raciocínio. Não aguento mais ser humilhado.

Mas ainda resta uma luz, leiam o texto abaixo:

"Pô Moraes. Se a diretoria e os jogadores soubessem o que essa torcida faz pelo time eles correriam um pouco mais.

Sou funcionário público e corro o risco de perder meu emprego se souberem que fui ver o Fla em pleno meio de semana perdendo dois dias de trabalho... Matar meu avô (que Deus o tenha) essa já nao cola mais, depois a gente resolve. Eu e um amigo saímos de nossa cidadezinha demos trocentas desculpas nos empregos e em casa pra ir a Santos apoiar o time como nunca, e vcs ouviram o quanto apoiamos. Levamos horas de ônibus até chegar a capital e mais horas a noite no aeroporto(que já fazem aqueles acentos pra gente nao poder dormir e se ferrar ainda mais). Depois rodando em São Paulo economizando cada centavo achamos um rango perto de Congonhas a dez pilas, salvou os caraminguás contados, mas nem ligamos pra isso o lance era o jogo e a certeza da vitória( passar na TV nem pensar era justa causa na certa, por sorte "deu tudo certo"). Galera reunida ingresso previamente comprado na mão e pela primeira vez indo ao litoral paulista. Apoiamos o tempo todo, jogando com o time com aquela esperança de que apesar dos chutões do Felipe até o Love, daria pra gente. Eu juro que aquela bola na trave seria a bola do jogo. Eu lá de cima vi um Negueba como sempre errando tudo e manchando essa aventura de mais de 700km, migués na família e trabalho. Muitas amizades feitas e ouso certo da próxima vez em Sampa. Isso é o que vale, ver tanto flamenguista apaixonado embora não respeitado. A volta tão cansativa quanto a ida aeroporto de madrugada, conexão, sono e aquela ponta de frustração de que dava pra ganhar. Mas essa torcida vai apoiar e cobrar sempre. Cair??? Isso embora assuste, não condiz com nossa história. TIME GRANDE NÃO CAI.  Mais 18 pontos e planejar 2013.

Essa diretoria e time não merecem a torcida que tem Moraes. Ouvi, vi e vivi histórias de amor ao Mengão na fria noite da capital e do litoral paulista.

Isso deveria chegar até eles.

SRN

Cj Xavier"

Esse rapaz é um cara humilde. Deve ganhar uns 1.200 reais. Conheci no jogo em Potosi, na Bolívia e vi a dificuldade que ele tinha até pra pagar uma refeição básica. Então, isso demonstra amor incondicional e derruba esse argumento da "fla net" que nunca vai aos jogos porque mora longe, não tem dinheiro, trabalha, tem família, etc.etc.etc.

Taí uma prova do que é ser Flamengo. Não existem dificuldades quando você faz a coisa quando ama, com paixão.

Reage Mengão. Estamos contigo sempre. Nosso amor é incondicional. Viveremos e morreremos por tu.

Vamos ganhar, com fé em Deus. Eu acredito sempre, sempre e sempre...

Valeu

Moraes

http://www.facebook.com/francisco.moraes.980