Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Picadinhos de quarta-feira sem Mengão

 

Picadinhos de quarta-feira sem Mengão

Tá foda arranjar assunto né? Vamos lá:

Juniores - Final sábado lá em Bangu, 15hs. Geral lá porra. É Mengão, não importa a categoria. Como não tem jogo dos profissionais vamos incentivar os mulekes, ok. Sem caô.

X - X - X

Marcadão o segundo jogo contra os Campineiros. Vai ser em Juiz de Fora... 10hs da noite... Deus do céu. Vou lá com o Dudu Vinicius e o Ricardinho do Taxi, meus novos "pais". Tomara que os ingressos sejam vendidos aki na sede, tomara.

X - X - X

A elitização do futebol.

Hoje conversei na Lagoa com meu amigo Luiz Felipe e que me deu essa pauta. A elitização do futebol. Fato e é irreversível. Nós, saudosistas, perdemos a batalha. Nem tem volta.

Quem não se lembra de ingressos de "geral" a 0,50 (cinquenta centavos)? Quem não se lembra do "Maracanã, o velho Maracanã" em que jogos com menos de 80 mil pessoas era "jogo chinfrim"? Quem não se lembra de jogos de mais de 100 mil pessoas e que você chegava meio dia e comprava ingresso na boa? Nem tinha nada de "venda antecipada", de venda pela internet, nada disso.

Quem não se lembra dakeles "famosos torcedores" que ficavam na porta da bilheteria pedindo, "...vinte centavos pra interar meu ingresso"...? E conseguiam...

Eu particularmente tenho vários exemplos. Aki no site tem a história do "Aleijado, mas feliz" e vou contar outra:

Tinha um grupo de 4 amigos que moravam lá onde Jesus tinha uma birosca. Dia de jogo quarta-feira à noite, eles saiam de casa 4 da manhã e pegavam no trabalho às 7. Dia inteiro de labuta. 5 da tarde saiam direto pro Maracanã. Nakela época o jogo era 9.30hs. Assistam a partida e como não dava tempo de voltar pra casa pegavam o trem e voltavam pro centro da cidade. Dormiam debaixo de alguma marquise na Av.Presidente Vargas. 7hs tavam no trampo e só voltavam pra casa no final do expediente, quinta-feira.

Quando o Flamengo ganhava nem ligavam. A vitória era o combustível pra segurar o dia. Alegria pura. Sorriso nos lábios. Com uma derrota o dia não passava. A fome era insuportável. Como eu admirava akeles caras. Porra. sou torcedor. Sei o que é a alegria de uma vitória, mas também sei da dor de uma derrota. Detalhe: se ganhava ou perdia eu voltava pra minha casa. Feliz ou triste. Eles não. Dormiam na rua. Sem dinheiro, sem banho, sem estrutura. Só quem conhece essa Paixão pelo Flamengo sabe o que é isso...

Nunca mais vi eles. Hoje em dia esses abnegados não tem mais vez. São torcedores de segunda linha. São tratados como lixo.

Galera, hoje o futebol é esporte de classe média. Põem aí na ponta do lápis quando custa por mês essa brincadeira. Vamos lá (tendo como exemplo o engenhão): ingresso - 40 contos; estacionamento 20; gasolina, cerveja, alguma coisa pra comer: 100 contos por jogo. Se jogar 6 vezes no mês... E tô falando de tu sozinho. Se levar filhos e mulher...

E pra comprar ingresso? Hoje qualquer jogo com 30 mil pessoas é "casa cheia". É quase impossível comprar. Pra piorar. Os grandes clubes agora têm esses programas de relacionamentos: "Sócio Torcedor". Ou você adere ou tá fudido. Eles têm a preferência na compra e tu só vê o jogo se sobrar alguma coisa, ou seja, vai se contentar com "o farelo". Sobrou ingresso? Vende presse otário... E o cara humilde que não tem DINHEIRO pra aderir ao tal programa? Virou torcedor de segunda linha? Infelizmente essa é a verdade.

E nem vai demorar muito você só vai poder comprar com o cartão de crédito. Chega na bilheteria e passa o cartão. Ah, Negão, todo mundo tem cartão de crédito. Será mesmo? Beleza, mas nem todo mundo sabe usar essa porra.

No meu caso então: tô fudido. Nem sei usar essa merda. Passo lá e a maquina fala: "digite o número da cueca da tua mãe"... Aperte a tecla verde... Depois: "agora digite o número do sutiã do teu pai"... Aperte a tecla verde... "Agora diga qual o dia que tua avó perdeu a virgindade..." Desisto... Vão pra casa do carai...

E nem to falando das viagens. Já falei num post anterior. Esse ano Mengão vai custar no mínimo, vou repetir: NO MINIMO 20 mil reais inté final do ano. Pouca gente tem essa grana pra gastar só com futebol.

E ainda não tem o Maracanã. Duvido que o ingresso médio seja menos que 80 contos...

Perdemos a batalha. Futebol virou artigo de luxo. O povão se fudeu. Infelizmente.

Só pra terminar o Felipão mandou esses estudos sobre o assunto. Vão lá.

Nome : Luis Felipe Siqueira
E-mail:
Mensagem : Moraes,
Conforme nossa conversa hoje na Lagoa, Segue abaixo as matérias sobre o preço dos ingressos no Brasil. As duas fazem referência à mesma pesquisa da Pluri consultoria.
É assustador ler que temos o ingresso mais caro do mundo quando o comparado a renda perca pitado Brasileiro.

Abração,

Luis Felipe

http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/precos/noticia/2729488/precos-dos-ingressos-partidas-futebol-sobem-300-dez-anos-brasil

http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2013/04/11/ingressos-de-futebol-no-brasil-aumentaram-300-em-10-anos/

Valeu

Moraes

http://www.facebook.com/francisco.moraes.980