Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Tókio 1981 - Parte II - A Viagem


De volta pro Futuro – Parte II

A trajetória do Mengão Campeão do Mundo no Japão

A Viagem.

Passagem na mão. Difícil dormir. Amanhã embargo pro Japão vê meu Mengão Campeão do Mundo, com fé em Deus.

Rolei na cama a noite toda. Voo 18hs no Galeão. Queria chegar cedão. Combinei com o Ricardinho do Taxi, Dudu Vinicius e Jorge Branco que tavam indo de VARIG. Carona pro aeroporto pra economizar alguns caraminguás.

Chegamos lá cedão. A galera também tava pilhada e chegou cedo. A líder do grupo era minha amiga Marilene Dabus, encarregada de distribuir os quartos no hotel em Tókio, o excelente Takanawa Prince e vender os ingressos pro jogo.

No saguão encontrei o José Carlos Albuquerque, meu amigo e irmão de viagens, Siri, Tampa, Mauro Noronha, Joaquim Vaz de Carlos e os três filhos, Arthur Muhlenberg, Cheirinho, Dekko, Almyr Borges, Flavio Cataldo, Haroldo Couto, meu Chefe Claudio Cruz, idealizador e fundador da Raça Rubro Negra, Eric Mattos, Gil Barros e seu filho Renan, Rodrigo Dunshee de Abrantes e seu irmão, Bil Barreira e seu filho, Luisinho Aragão com mulher e filho, João Alberto Ferracciu com a mulher grávida, Alexandre Wrobel, Christianni Morais, Rodrigo Claveland, Rodrigo Saboia, Alvarenga, Mark Rosental, Pedro Saija, Claudecir Silva, Julio Veloso e a galera da Fla Muchila, Vitinho, Bocão e Cocada da UBZ, Marquinhos Mendonça e patroa, Bruno Nin e a Leila Neiva grávida de 11 meses, Renatinho Wrobel e o neto de 13 anos, Karoll Chaves, Leo Magamon, Vivi Mariano, Sonaldo Junior, Marcio Castello, Ricardo Lomba, Luis Fernando e Luis Eduardo Pingele Rosa, Marcão Campos, poxa, eu tô muito feliz. Meu Povo todo indo pro Japão vê Mengão ser Campeão do Mundooooo.

Como já falei, os ricos de PANAM, os marromenos de VARIG e os pobres, eu, de TACA.

Maior festa no aeroporto. Todo imprensa cobrindo nossa ida. A galera cantando feliz:

Ôôôôô

Só queremos respeito... E comprometimento...

Isso aki num é Vascu...

Isso aki é Flamengo...

Ôôôôô

De repente me chega Dona Shaefer toda nervosa com o Matheuzinho Shaefer. Tava com medo de perder o avião. Trazia uma sacola e falou:

- Moraes, aki tem um litro de ki suco de uva, 20 pasteis e bolo de chocolate. É pra vocês comerem lá. Matheus, num deixa o Moraes passar fome tá. Divide com ele...

Num demorou chegou o Gustavo Brandão:

- Moraes, nem posso ir, mas taki 30 pães de queijo pra tu comer lá tá meu querido. E trás o título pra gente...

Boa, boa. Fome num passo.

Meu voo sai daki duas horas e fui logo fazer o Check in. O burocrata, flamenguista roxo, falou:

- Moraes, não estou achando teu visto;

- Num tenho problema de vista não senhor, enxergo bem...

- Não porra. Num tô falando de vista caralho. Tô falando de Visto Consular. VISA pra entrar no Japão...

- Tenho não senhor... Nunca viajei de avião moço...

- Então, não pode viajar... Tenta conseguir um visto especial de 3 dias ou tá fora...

Maior bafafá. Geral gritando, todo mundo louco. A Karol correu pro orelhão do Galeão e começou a mandar mensagem pelo Sap Sap (WhatsApp); o Bruno Nin fez o mesmo no outro orelhão no tal de Xisgran (Instragram); Marquinho Mendonça correu pro bookface. Maior estresse. Geral ligando pro Consulado do Japão e a hora do voo chegando... De repente:

Eieieieieiie. Conseguimos. Veio pelo Xingran a autorização especial de três dias. Tu tá dentrooooooooo Negão. Felicidade absurdaaaaaaaa. Geral embarcou e ficou combinado quem chegasse primeiro em Tókio esperava os outros.

Entrei no avião... Deus do céu. Neguinho na pista empurrando prele pegar no tranco. Só tinha uma asa... Os bancos de madeira... Santa Gertrudes. Levantou voo...

No ar a comissária falou:

“Senhores, esse é voo 4232 da TACA ARLINES com destino a Tokyo, Japão, com conexões no Panamá, Costa Rica, Tegucigalpa, Shopping Nova América, Síria, Quixaranobim e Cabuçu. Faremos o possível pra deixar seu voo o mais agradável possível.

Nosso tempo de voo até Narita, Japão é de cerca de 156 dias e três semanas.

Temos o melhor serviço de bordo do mundo. Quem desejar se servir de uma bela refeição, favor ir até a bancada no fundo da aeronave. Do lado direito temos uma quentinha com arroz, macarrão e ovo frito e do lado esquerdo um delicioso ovo frito, macarrão e arroz.

Pra beber favor se dirigir ao banheiro dianteiro e beber água na torneira.

Após servidos, favor limpar a bancada, juntar tudo num saco e jogar essa porra pela janela.

Bom voo.”

Pensei: meu Deus do céu... Isso tá acontecendo mesmo ou é sonho? Nada não. Pra vê Mengão Campeão do Mundo vale qualquer sacrifício.

Chegamos a Tókio. Morto... Da pista já ouvi:

Ôôôôô

Só queremos respeito... E comprometimento...

Isso aki num é Vascu...

Isso aki é Flamengo...

Ôôôôô...

Meu povo tai. Boa, boa. No saguão geral me esperando... Geral dançando. Pra cês terem uma ideia o Imperador dos Japas já era o Mestre Sala e a Vivi Marino era a porta bandeira...

Partimos pro hotel. A essa altura eu já tava incluído na delegação dos ricos. Fiquei no hotel sem pagar um puto.

A delegação do Flamengo se juntou a galera em Los Angeles. Jogadores e torcida. Torcida e jogadores. O clima era fantástico. Geral confiante. Vamos ganhar essa porra.

Chegamos ao Hotel e já tinha uma porrada de brazucas que moravam lá esperando. Novo congraçamento. O samba ganhou novos adeptos. Tinha uma faixa em japonês saudando Mengão. O Claudio esqueceu a Faixa da Raça e tivemos a ideia de fazer uma com esparadrapo. Corremos prum magazine, compramos pano (preto e vermelho), linha e esparadrapo. No próprio saguão do hotel fizemos a tal faixa. (Cês podem vê aki no site na seção Vídeos. Vão lá).

A Marilene entregou os ingressos da galera e gritou: “gente, taki os ingressos e o Moraes tá sem dinheiro, vamos fazer uma vaquinha pra pagar o dele”... Num demorou 5 minutos... Ingresso na mão...

Agora é descansar, drumir e sonhar... Sonhar e Sonhar... Mengão vai ganhar esse título, com fé em Deus.

Amanhã a parte III - Pré-jogo, com o apronto do time no estádio do jogo e tal.

Valeu

Moraes

www.facebook.com/francisco.moraes.980