Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Mengão x Creci-a-unha - Pré Jogo


Mengão x Creci-a-unha – Pré Jogo

Jogo xato. Jogo difícil. Jogo de 300 pontos. Olha a nossa posição na tabela. Olha a posição deles. Então, um empatezão nem é ruim.

Tem que jogar com o regulamento debaixo do suvaco. Tem que jogar como eles vão jogar contra a gente aki na nossa casa: fechadinho, retrancadão, no contra-ataque esperando uma bola pra decidir.

Quê? Mengão não sabe jogar na retranca? Mengão é time grande e não pode ter medo deles? Eskece essa porra. Acabô isso. Quem viu, viu. Nós temos mais camisa que eles, fato. Nós temos mais tradição que eles, nem se compara. Nossa folha de pagamento é oitocentas vezes maios que a deles e é só. Dentro de campo tá tudo nivelado por baixo. Dói dizer isso, mas é a pura verdade.

Então é jogar com raça, com vontade e esperando uma bola. Só umazinha... Um cruzamento do João de Deus (João Paulo) na cabeça do Zé Vintém (Eduardo da Silva)...  Se ganhar de 1x0 é goleada. Repito: vou lamber os beiços com um empate. Na atual conjuntura qualquer pontinho tá valendo, e muito...

Vamos voltar sorrindo de lá, pode apostar. Mengão tá numa crescente. Mengão tá começando a embalar. Mengão vai fazer novamente seu Povo feliz.

São Judas Tadeu tá no jogo. A sorte vai ajudar, com fé em Deus.

 

X – X – X

O Nelsinho, lá do Japão manda mensagem bunita, com elogios e tal e pede preu esclarecer o atual momento do Flamengo com a vinda do Fessor Deus (Luxemburgo) e sobre nossa torcida que abraçou o time. Fala ainda das dificuldades de saber as coisas lá do outro lado do mundo, pois só tem noticias pelos portais esportivos e pela Globo Internacional.

Leke, em respeito a você vou fazer um relato que vai ajudar a entender o fubá. Vou dividir em duas etapas:

Primeira – técnico e time.

A direção de futebol achava que o Jaime (técnico anterior) não tava mais segurando a peteca, que tinha perdido o controle do grupo e tal e procurou no mercado um técnico de nome. Erroneamente contratou o Fessor Roceiro (Nei Franco) e deu no que deu. Além do prejuízo técnico (acho que 8 jogos e só dois pontos, me corrijam se eu tiver errado), teve o lance da grana. Quase 4 mil contos jogado fora. Deus do céu...

Aí trouxeram o Fessor Deus (Luxermburgo). Abre aspas: não gosto dele como pessoa nem como profissional. Acho ultrapassado e é só vê os últimos times que ele treinou. Fecha aspas.

Mas foi uma bola dentro sua contratação. Nesse momento foi a salvação. Parece contradição, mas não é e explico: sem comando não se faz nada. Não existe uma tropa sem um bom general e nisso ele é mestre.

Ele chegou, reuniu o grupo e com toda gentileza, delicadeza, sem palavrões porque é uma pessoa super educada, um gentleman, pegou uma vela acessa e falou:

“Olha aki seus filhos da putas, vocês vão fuder a puta que pariu da mãe de vocês, mas a mim não. Ou cês correm ou vou enfiar a porra dessa vela no cu de vocês”.

Ganhou o grupo. Neguinho tá correndo que nem cão. É só observar.

Nem vem com esse papo que mudou o esquema tático, que o time tá bem treinado e o caralho. Cascata. O elenco é ruim, tamo ganhando pela garra, pela vontade e a sorte começou a ajudar. A bola tá entrando.

Não tem nada de novo no time, exceto a entrega e a vontade. A química tai: a junção do time e torcida. Torcida e time.

Segunda parte – Nosso Povo. Nossa Torcida.

Estamos ganhando os jogos no grito, na vontade, empurrando o time inté o final, coisa que na tava acontecendo maior tempão. Vamos lá:

Em 2009 Mengão foi campeão brasileiro, certo? Nosso Povo chegou junto, certo? Logo depois o Maracanã fechou. Mengão foi jogar no Engenhão, Macaé e V. Redonda.

Muita gente deixou de assistir aos jogos. A média de público caiu assustadoramente.

Ano passado reabriu com o pomposo titulo de Arena Maracanã. Mengão fechou um contrato Mandrake com o consorcio que administra e... Os preços dos ingressos foram pra casa do caralho.

Abre aspas: não mudo minha opinião. Quer time bom? Paga mais caro ué. Quer comer num restaurante caro pagando preço de pé sujo? O diabo é que o time não é bom. Ano passado tava marromenos ajeitado com o Linguiça Paulista (Elias).  Ele saiu e...

Pra complicar nossos dirigentes queriam turbinar o projeto Sócio Torcedor. Então colocaram o preço do ingresso lá no alto, o sócio torcedor pagava preço bom e o Povão se fudeu. Foi alijado. Foi preterido. Deixou de ir. Começou a afastar nossa gente dos estádios.

A galera que continuou indo era quem tinha um maior poder aquisitivo. Akele lourinho, olhos verdes, cheirosinho, desodorante da Natura... O cara vai vê espetáculo. Resultado: com 5 minutos de jogo se Mengão não tá ganhando tome vaias, time de merda, blá...blá...blá... Os crioulos sumiram do Maracanã. A Negaiada não tem dindin pra ir.

Nos últimos 4 jogos com Mengão na merda a Diretoria resolveu baixar os preços e... Tai o resultado. O Povão voltou. A Negaiada voltou. O crioleu que usa desodorante phebo voltou. Pode observar. O lourinho de olhos verdes tá dividindo espaço com o Negão.

Não se ouve mais vaias na torcida. Só incentivos. Nosso Povo enlouquecido pela alegria de voltar ao seu palco, tá extravasando sua alegria e levando nosso Mengão á vitória.

Tomara que seja regra. Tomara que a Direção se sensibilize e mantenha o preço popular pra trazer de volta nosso Povo a ajudar o Flamengo a ganhar no grito, como sempre fez.

Galera, não quero ser pernóstico, mas andei por esse mundão por aí. Conheço todas, eu disse TODAS as torcidas do mundo. São mais de 75 países... Vi torcidas fantásticas, na Argentina, Uruguai, Turquia, Inglaterra, Alemanha, Grécia... As mais fanáticas...

Pois bem: igual a torcida do Flamengo não tem EM LUGAR NENHUM DO MUNDO. Quando nosso Povo tá coeso, unido, cantando junto... Não existe nada igual no planeta, até porque é a junção da alegria natural do nosso Povo, aliado à nossa ginga, aos nossos cânticos e nossa emoção.

Tenho o maior orgulho de participar desse Povo. Dessa Nação.

Valeu

Moraes

www.facebook.com/francisco.moraes.980