Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Um Pouco da Internacionalização do Mengão no exterior.


Um Pouco da Internacionalização do Mengão no exterior.

Pra galera mais jovem que nem era nascido nos anos 70 e 80. Mengão, em função do surgimento do Zico, era o “time” do Brasil, e olha que nakela época não exista essa comunicação de hoje. Nada de internet, TV e tal. Era jornal impresso mesmo.

Pois bem: depois da Copa de 58, era do Pelé e Garrincha, os times brasileiros eram chamados toda hora pra jogar no exterior, principalmente o Santos (por causa do Pelé e akele timaço); o Bostafogo por causa do Garrincha, Didi e Nilton Santos.

Os times do Rio de Janeiro foram muito beneficiados, porque nakela época, por falta de comunicação, e o estado mais conhecido era a Guanabara e consequentemente o Rio de Janeiro. Pra cês terem uma ideia, lá fora a capital do Brasil era Buenos Aires.

No inicio da década de 70 surgiu o Zico e o Mengão passou a ser o “time.” O Pelé tava parando e o Zico era chamado lá fora como o Pelé Branco.

Mengão era chamado toda hora pra jogar torneios no exterior. Fiquei pobre. Jogava domingo aki no Maracanã, embarcava após o jogo pra jogar na Espanha, voltava, jogava aki, retornava pra jogar na Itália... Um inferno gostoso... Eu adoravaaaaaa... Mas meu dindin... Pluft...

E vou contar uma coisa que nem o Zico gosta de falar: é papo furado esse lance que ele começou a arrebentar em 74. Em 72 o puto já era o melhor jogador do Brasil, mas... Nosso Zagalo tinha um ciúme danado dele. O Zagalo era o técnico Campeão do Mundo e não admitia que ninguém ficasse como nuvem na cabeça dele. Resultado: mandou o Galo voltar pros Juniores.

Saiu o Zagalo, assumiu o Jouber (se não me engano) e... O Zico arrebentou... Deu no que deu. Mas o puto do Zagalo não o levou pra Copa de 74. Pura ciumeira. Não queria dá o braço a torcer...

Voltando: Zico arrebentando, tínhamos um timaço, Mengão era a estrela do bolo no exterior. Viajamos muitoooooo. Toda hora tinha convite.

Depois surgiu o Maradona isso foi bom pro Flamengo, sabe porquê? A discussão era: quem é melhor: Zico ou Maradona? O pau comia. Isso abriu as portas pra gente porque a imprensa estrangeira babava.

Eu tinha meu discurso em fóruns e entrevistas:

“O Zico é mais objetivo e o Maradona é mais plasticidade”. Os dois são os maiores que já vi jogar. Os gringos adoravam. Virei estrela em muitos países.

Mengão era internacional. Tinha viagem que levei 10 mil dólares no bolso. Mas tinha viagem que tava mais duro que dentadura de mendigo. Vendi muita camisa do Mengão a 100 dólares. Sabe o preço da camisa da Internazionale, por exemplo: 20 dólares.

Isso sim é internacionalização da marca. Infelizmente após a saída do Zico não tivemos mais um jogador que chamasse a responsabilidade. Que fosse o cara. Mesmo com o Romário dificilmente fomos chamados pra jogar nos torneios no exterior.

Porque isso Negão? Porque domingo vamos jogar novamente com um time europeu. É um pequeno recomeço, mas é um recomeço.

Tomara que Mengão vença a partida. Vai ser muito difícil. Estamos em inicio de temporada, perna pesada e eles no meio da temporada. Tá certo, tão reiniciando os treinamentos, mas tão em melhor forma que nós e provavelmente darão muito trabalho.

Tomara que Mengão não decepcione e ganhe o jogo. Isso vai sair na mídia deles. Vai repercutir na Ucrânia e quem sabe Mengão não comece a reiniciar a internacionalização da sua marca.

Boa sorte pra gente.

X – X – X

Cês viram a entrevista do Zico ontem né? Exatamente igual o que postei na quarta. É imprescindível que o Flamengo melhore suas contratações.

O que veio foi lastimável. O Belém (Pará) pra ser reserva do Moicano (Leo Moura); O Croaçã (Bressan) pra ser reserva do Sagui (Samir); o Mãozinha (Tahllyson) pra ser reserva do Penicão (Pico) e o Bolto (Marcelo) o único que a gente espera que seja titular. Sim, ainda não foi testado com nossa camisa que é fodaaaaaaa, cês sabem.

É esperar uma lucidez, coragem e ousadia dessa Diretoria. O Flamengo é futebol e tudo tem que irradiar do futebol. Um Flamengo forte começa pelo futebol, não tem outra escolha.

Que adianta toda hora tá lendo: Mengão ganha todos os prêmios de administração; Mengão tem a camisa mais valiosa do universo; Mengão passou o Real Madri em termos de arrecadação; Mengão é isso, Mengão é akilo e... O time? CADÊ A PORRA DO TIME?

Mengão tá parecendo akele garotão rico, bunito, xeiroso, musculoso, que mora numa cobertura triplex na Vieira Souto, tem uma Ferrari na garagem, a muierada diz lindooooooo, gostosoooooooo e... O cara tem pau pequeno e não come ninguém... Aí é foda...

Tô louco aki vendo todos os times que estão devendo inté na barraca da feira se reforçando, contratando e meu Mengão aproveitando a Xepa.

Mengão tem que obrigatoriamente ter o melhor time do Brasil. Mengão tem que ter obrigatoriamente o melhor plantel do Brasil. Isso é o mínimo que nossa torcida espera. Isso é o mínimo que nosso Povo merece.

Mengão tem que tá disputando sempre na ponta. Mengão não pode esperar de 20 em 20 anos pra ser Campeão.

Reagem Mengão. Reage.

Valeu

Moraes

www.historiadetorcedor.com.br