Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Preliminares e e-mail pro Rodrigo Tostes, nosso Vice-Presidente de Finanças.

Preliminares e e-mail pro Rodrigo Tostes, nosso Vice-Presidente de Finanças.

Preliminares:

I - Descobri o que é a porra de Pinguim de Geladeira. O Lucio Boueri, lá de Minas falou:

Segundo os tais Influenciadores Digitais do Flamengo, “Pinguim de Geladeira” é akele torcedor modinha, que só vai na boa, que não ajuda o Flamengo, que não é sócio torcedor, e tal.

Gente, sabe que encaixou legal neu? Sou tudo isso aí. Então, o cara que me xinga tem razão. Assumo. Sou Pinguim de Geladeira e num se fala mais nisso.

E vai um abração pro Povo lá da terra do Lucio. Tudo mão de vaca. Pão de queijo, queijo curado e cachaça mineira nada né? Beijão pruncês.

II – Sábado 15hs tem decisão de juniores na Gávea ô seus putos. Cês vão falar: mas tem feriadão na sexta. Beleza, mas quem tiver no Rio vai lá dá uma moral né? É di grátis. Nem sei como fazer, mas como no jogo no vazião o Bostafogo deixou geral entrar, vai ter reciprocidade. Liberadão.

Como sugestão: libera a entrada da Selva de Pedra pro nosso Povo e pelo portão da garagem dos jogadores pra torcida deles. Fácil de fazer.

E sem brigas né? Foi tranquilão lá no Vazião. Depois do jogo vi vários bostafoguenses na estação de trem junto com nosso Povo sem nenhum problema. Por favor.

Quê? Fui sim de trem e sozinho...

Cês tão rindo de quê? Vão pra casa do carai tá...

A única coisa que o Flamengo deve tomar cuidado é com o “Povo da Tijuca...” Exigir deles atestado de vacina contra Dengue e Febre Amarela. Tem um surto por lá. Sem os documentos é pra barrar mermo, pô.

Peço aos meus amigos lá da Gávea: Ana Lima, Claudecir Silva, Lucas Garcia e Rodrigo Saboia ficarem atentos. Nem deixar esse “Povo” entrar sem os atestados. Por favor. Num pode passar doença pra galera né? (eh!eh!eh!)

III – Email pro Rodrigo Tostes.

De: Moraes@tô mais duro que pau de anão.com

Pra: RodrigoTostes@Vice-Financeiro do Flamengo.com.br.

Senhor Rodrigo. Não nos conhecemos e tomo a liberdade de mandar esse e-mail pro senhor primeiro pra dizer que o Senhor tá fazendo um belo trabalho financeiro no nosso Mengão. Bligladão. De coração.

Agora, li sua entrevista da semana passada no GE que arrepiou todos os cabelos da minha careca.

Lá no senhor discerne com muita propriedade sobre o que pretende no Flamengo e tal, mas dois itens me deixaram malucooooo.

Primeiro: o senhor diz textualmente que pretende levar os jogos de “apelo” pra fora do Rio. Senhor Rodrigo, a gente aprende com os erros e o Senhor não aprendeu com a lambança dos dois anos anteriores.

Senhor Rodrigo, não tem dinheiro nenhum no mundo que pague a mácula de o Flamengo ir pra segunda divisão e batemos na trave nos dois anos de sua administração. (aliás, não só na sua administração. Isso vem se repetindo ano após ano).

Senhor Rodrigo, NÓS NÃO TEMOS TIME PRA ENCARAR AS EQUIPES DE SUN PAULO, MINAS E RIO GRANDE DO SUL fora de casa. No Maracanã, na nossa casa, já vai ser uma pica imagina em campo neutro.

Ano passado, jogo nosso que deveriam ser realizados aki, por dinheiro, apenas por dinheiro vendemos e... Perdemos pontos preciosos na luta contra a degola.

Por favor, não faça mais isso. Tô implorando. Nenhum time no mundo abre mão de jogar na sua casa. EU DISSE NENHUM TIME NO MUNDO. Porque só Mengão insiste nessa estupidez?

Dinheiro é importante? É claro, mas dinheiro não compra tudo. Dignidade e moral, por exemplo. Nós nos orgulhamos de nunca termos caído e sua administração tá fazendo o diabo pra nos jogar nessa vala.

É fantástico o saneamento financeiro que os senhores estão fazendo. Fato. Não se discute, mas pensa um pouco no futebol. O Flamengo é um time de futebol e vive em função do futebol. Que adianta ter no quadro da sala trocentas medalhas de boa governança se dentro de campo o time não corresponde?

Nota-se claramente que o senhor é gênio das finanças, mas de futebol conhece muito pouco. Provavelmente o senhor nunca colocou a bunda numa arquibancada. Provavelmente o senhor nunca saiu do trabalho 2 horas da tarde correndo pruma rodoviária da vida, pegou um buzão, foi prum estádio qualquer do Brasil, assistiu o jogo, tomou de 4, voltou triste, com a cabeça inxada, tomou um banho e foi pro trabalho, casado e puto. Isso é o TORCEDOR, Senhor Rodrigo Tostes. Ele fica feliz com o saneamento do clube, mas fica mais feliz com as VITÓRIAS DENTRO DE CAMPO.

Segundo: lá também tá registrado, com todas as letras, que o Flamengo tem que comprar  jogador JÁ PENSANDO NA REVENDA FUTURA E QUANTO PODE LUCRAR COM ISSO.

Errado, Senhor Tostes. Errado. O Flamengo tem comprar jogador imaginando que ele vai vestir a camisa e essa camisa se torne sua segunda pele. Que esse jogador vai ficar duzentos anos no clube ajudando a conquistar títulos. Que esse jogador se torne ídolo.

Sua premissa tá completamente equivocada. Quase morro imaginando o Senhor como Vice-Financeiro com o Zico jogando. Quanto valeria o Zico hoje? O Senhor venderia pra fazer caixa?

Nem vou tomar muito seu tempo só peço que reflita nesses assuntos. Sei que o Senhor vai dizer: “o financeiro não tem nada a vê com o futebol”. Novamente equivocada. Os três pilares de um time forte são: Diretor de Futebol mapeando e contratando bons jogadores; Marketing viabilizando recursos pra manter esses jogadores e o financeiro gerenciando os pagamentos. Todos juntos. Todos interligados.

Envio um forte abraço pro Senhor e agradeço a grande contribuição que o Senhor tá dando pro meu Mengão.

Saudações Rubro negras.

Francisco Moraes

Valeu

Moraes

www.historiadetorcedor.com.br