Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Picadinhos da Semana.


Picadinhos da Semana.

Já temos o ídolo. Falta o líder.

Pruncês entenderem o título, vou contar uma historinha.

Final dos anos 70. Mengão tinha um técnico chamado Jouber que comandava akela geração de ouro: Zico, Junior, Leandro, etc.etc.etc.

O líder era o Zico. Chato. O Galo era chato dentro de campo. Falava, corrigia, orientava o posicionamento. Xingava. Um pentelho.

Teve um jogo, se não me engano contra o América que o bixo tava pegando e tal. O Jouber (técnico) tinha a mania de em vez e quando fazer a troca dos laterais. Lá do túnel ele levantava os braços e fazia o X. Lá ia o Junior pra direita e o Leandro pra esquerda. Num adiantava nada, e às vezes inté piorava. (eu assistia o jogo atrás do gol numa torcida que a gente chamava de “PQP”, que tinha Roberto Assaf, Alberto Cunha, Osni, etc.). A tal troca o Assaf apelidou de tática de “Jabuti com casca”, e nem me pergunte porque.

Pois bem, nesse jogo quase o saiu um gol deles por casa dessa porra. No segundo tempo lá vem o Jouber de novo com o tal X. O Zico ficou puto e berrou: vai trocar porra nenhuma. Fica aí (falando com os jogadores) e fez sinal pro túnel. Num vai trocar porra nenhuma. Nunca mais aconteceu.

Taí a explicação do título da matéria. Mengão não tem um líder dentro de campo. Cês viram o que aconteceu domingo? Meu lado direito parecia baba de velho com Alzheimer. Os caras brincaram por ali. Se é contra um time forte matava o jogo ainda no primeiro tempo.

Então, se tem um líder, o cara gritava pro Tuzão (Airton) pra num sair, pegava um dos volantes pelo braço e dizia: “fica aki caralho pra fechar essa merda.”

E o técnico? Me poupe tá. Teve a parada técnica e o cara não corrigiu a cagada, pode isso?

Tomara que o Coxa Manca (Ederson), além de ser o cérebro, seja também o líder que precisamos. O Peruano é o ÍDOLO e nem vejo ele com condições de ser o LIDER.

X – X – X

Os mulekes da base tão arrebentando né? O Carlos Noval mandou a programação pros próximos jogos. Vamos lá né?

“Quinta feira em Volta Redonda pelo Brasileiro sub20 Flamengo x Vasco as 21:00h,com transmissão da ESPN.

 

Sábado pela semifinal da taça rio sub20 Flamengo x Vasco na Gávea as 15:00h,o primeiro jogo ganhamos no sábado por 2x1 em São Januário.

 

Terça feira pelo campeonato sub16 (Guilherme Embrey) Flamengo x Vasco em São Januário as 09:00h.”

 

Porra, num me conformo vê os mulekes do Sub 20 fora do time principal. Não me conformo. O “Bostafogo” tem 8, eu disse 8 no time principal, as “Frutas Tapetudas” 6. As Sardinhas 5 e Mengão... Só o Santo Guerreiro (Jorge). Foda.

Em qualquer outro time o Jujuba (Jajá), o skimboarding (Matheus Sávio) e o Pigmeu da Mongólia (Baggio) estariam jogando. No Mengão não, fica sempre com essa porra de “vai queimar etapas”, blá-blá-blá. Fala sério.

X – X – X

Domingo casa cheia. Tô vendo uma discussão sobre gratuidade. Galera, fico todo feliz em vê uma mulecada de 5, 6 anos, às vezes até menores, nos braços dos pais.

Porra, cês já pararam pra pensar que isso é INVESTIMENTO? Que essa mulekada vai ser a torcida do amanhã? Já pensaram que tão trazendo de volta o pai que pagou ingresso?

Façam uma pesquisa, por favor. No borderô dá 2/3 mil ingressos “di grátis”. Nem vejo problema com isso.

Problema maior é o espaço da torcida visitante, isso sim. Tomar metade de uma arquibancada só preles é foda. E quem viaja por aí sabe que nem tem reciprocidade. Nos outros estádios nossa torcida fica num xiqueirinho... De dá dó.

É isso aí. Manhã nem posso escrever e tô adiantando a matéria.

Valeu

Moraes

www.historiadetorcedor.com.br