Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Radiografia das eleições do Flamengo - Dos anos 70 inté agora.


Radiografia das eleições do Flamengo – Dos anos 70 inté agora.

O Flamengo sempre teve donos. Isso mesmo. DONOS. Os fundadores, descendentes e agregados.

“Sou o Presidente hoje, amanhã é tu. Depois volta eu, agora é tu... Foi assim inté 1976 quando surgiu a FAF – Frente Ampla do Flamengo, composta por vários empresários, artistas e formadores de opinião que vieram com um discurso novo de renovação do modelo político da época”.

Só pica: Macio Braga; Antonio Dunshee de Abrantes; Walter Clark; Otto Lara Resende; George Helal; Joaquim Vaz de Carvalho; Renato Noval; João Araujo; Magaldi; Newton Rique; Carlos Newmayer e outros que num lembro o nome.

Marromenos parecido com o surgimento da Chapa Azul, em 2012.

Além disso, era a consolidação da geração Zico, Geraldo, Junior, Leandro, Rondinelle, Uri Gueler que nos deu as maiores alegrias de nossa história.

Se engana quem pensa que o Márcio Braga era o expoente da FAF. Era apenas um dos componentes. Nem era o líder.

A galera tava em dúvida de quem seria o nome indicado para Presidente e aí minha amiga Marilene Dabus sugeriu o nome do Márcio Braga. Aprovado, ela pegou ele pela coleira, na marra porque tava relutante, e deu no que deu.

Porém, a eleição foi uma guerra. O “Chefe” (Cláudio Cruz, que depois veio a idealizar e fundar a Raça Rubronegra) tem uma história linda de como eles conseguiram “fraudar” a eleição. Sim, pra ganhar da “velharia” a galera teve que usar uns “expedientes PTzianos”.

Tomara que o “Chefe” conte algum dia essa história. Tomara...

O que penso da FAF

No inicio foi fantástica, mas durou pouco. A mosca azul picou os membros (igualzinho ao quadro atual... Mesmo filme).

E pra piorar eles perderam o bonde da história. Perderam a oportunidade de modernizar o Flamengo. Por 7 anos tivemos o melhor time do mundo. O melhor jogador mundo e não aproveitaram. Não deixaram um simples tijolo pro Flamengo. Nada. Absolutamente nada.

Ganhamos 3 títulos nacionais, fato. Ganhamos vários torneios internacionais. Fato. Ganhamos a Libertadores e o Mundial, fato, mas estruturalmente, não ficou nada. Lamentável. Um estádio. Um CT. Nada.

A FAF implodiu definitivamente em 1983 com a renúncia do Antonio Augusto Dunshee de Abrantes.

O Dunshee renunciou, o Helal assumiu, depois veio o Gilberto Cardoso, volta o Márcio... O mesmo roteiro com novos membros.

“Agora sou eu, depois é tu. Depois eu volto... Os novos caciques se perpetuando no poder”.

Em 1992 assumiu o Luiz Augusto Veloso, que tinha sido Vice-Presidente do Márcio. Mulekão milionário, (se não me falha a memória, o mais novo Presidente do Flamengo), idéias novas e sentava a bunda na arquibancada. Ficamos com a maior esperança da prometida renovação administrativa. Nada. Novamente nada. Grande decepção.

Aí veio o segundo “furo” na oligarquia.  Veio o Kleber Leite.

Jornalista famoso, torcedor roxo, visionário e que tinha o sonho de ser Presidente do Flamengo na data do seu Centenário.

Ganhou e... Fudeu meu clube. Trouxe o Romário. Se gostei? Claro que gostei. babei. Quem num quer o melhor jogador do mundo jogando no teu time? Ria inté de briga de vizinho, mas... Como trazer o maior jogador do mundo da época se num tinha condição de pagar nem o primeiro salário?

Taí o resultado. 20 anos pagando o Romário e vamos pagar ainda por mais 10.

O Kleber trouxe praticamente todos melhores jogadores brasileiros da época e... Nada. Não ganhamos nada de relevante e o pior: vamos pagar essa divida por duzentos anos.

Saiu o Kleber e veio o Edmundo Santos Silva que tinha sido vice do Veloso, (acho inté que também do Kleber) e... Sem comentários.

Continua o filme: volta Márcio, vem Gilbertinho, cadê o Helio? blá-blá-blá.

Em 2006 o Márcio Braga voltou, tendo o Delair Dumbrosck  como Vice. Eles tinham o acordo tácito de que o Márcio apoiaria o Delair na eleição futura.

Tudo certo, tudo combinado. O Delair exerceu de fato e de direito a Presidência por vários meses em função de doença do Márcio e também por migué. O Márcio queria dá titularidade prele.

Tudo beleza? Tudo combinado. Tudo certo? Errado. A Patrícia Amorim, que era Vice-Presidente deles furou a canoa e se lançou candidata.

Abre aspas. Conheço três Patrícias.

Primeira: a pessoa. Desde muleka da beira da piscinha. Minha amiga pessoal por quem tenho o maior carinho e amor;

Segunda: a atleta. Por 20 anos deu a vida e o sangue pelo Flamengo. Dos esportes olímpicos talvez seja a maior vencedora do clube;

Terceira: a Presidente que fez um monte de kagadas. Nem vou aliviar. Num misturo as coisas. Fecha aspas.

Voltei. Os “caciques” não acreditavam que a Patrícia tinha densidade pra se eleger. Nem se uniram em torno do Delair. Achavam que ia ser barbada. Porra, o cara tinha a máquina na mão e o Flamengo tava disputando o título brasileiro.

Se fuderam: o Flamengo ganhou o campeonato brasileiro no domingo. Impensável prum Presidente no exercício do cargo ganhar um título nacional no domingo e perder a eleição na segunda. E aconteceu.

Neguinho ficou doido. Maluco.

Cês num tem idéia do que rolou. Pra resumir. Nem fizeram a transição. Trancaram gavetas. Num passaram as senhas dos computadores e montaram uma rede de fofocas que fuderam o mandato dela a partir do primeiro dia até o último. Um inferno.

Meu clube passou três anos sendo bombardeado por vagabundos que perderam o poder e traziam um dia sim, outro também, fatos lastimáveis publicados na imprensa.

E a Presidente teve culpa disso? Total. Não se impôs. Não se defendeu. Apanhou calada. Não deu um basta nos vazadores de informações que todo mundo sabiam quem eram. Governou com amigos ao invés de chamar gente competente.

Deu no que deu.

Aí surgiu a Chapa Azul. Novo sonho. Nova FAF. Fiquei escaldado. Já levei tanta porrada...

A Chapa Azul nasceu originalmente do Grupo Só Fla que surgiu pra renovar o processo eleitoral do Flamengo. (Atenção: eles já tão ficando “velhos”. Esse Grupo tá começando a praticar as “velhas pragas” de antigamente. Hoje eles só pensam no poder pelo poder).

O candidato original era o Wallim, certo? A candidatura foi impugnada devido a problemas de prazos e... Foram buscar o atual Presidente Bandeira de Melo pra ocupar a vaga inté que esse problema fosse resolvido.

Galera, o que implicitamente tinha sido combinado era, na linguagem de arquibancada: “cara, num posso ser candidato agora porque num tenho 5 anos de vida associativa, tá. Vamos te colocar lá e daki três anos sou eu, ok”.

Não precisa ser gênio pra vê essa porra. Num precisa documento pra provar essa meleka. Num precisa acordo verbal pra comprovar isso. É claro.

O grupo que apóia o atual Presidente Bandeira gostou do docinho de coco e... Thanthanthan: implodiu a Chapa Azul original. Os outros membros se sentiram traídos e fundaram a Chapa Verde.

Epa Negão, tu tá dizendo que o Presidente Bandeira passou a perna no Wallim?

Com todas as letras.  Galera, isso é política e em política muitas vezes uma pessoa de bem, e o PRESIDENTE BANDEIRA É UMA PESSOA DE BEM é obrigado a aceitar certas condições. Ele tá em consonância com o grupo político que o lançou.

O que acho da Chapa Azul?

Tô decepcionadão. Muito puto. Com muita raiva. Me senti traído.

O Flamengo é um clube multiesportivo. A finalidade primordial do clube é o esporte, seja o futebol, sejam os esportes olímpicos. Claro que tem que sanear dívidas, até porque pagar dívidas num é favor. É OBRIGAÇÃO.

Mas esses caras só pensaram nisso nesses três anos.  Dá pra fazer as duas coisas, sim.

O futebol nem vou me estender. Os resultados tão aí. Três anos de vergonha principalmente pra quem veio com o sugestivo slogan “Chapa Campeão do Mundo”. Três anos lutando pra não cair.

Dizimaram os Esportes Olímpicos. Remo, Natação e Ginástica Olímpica.

E só não fuderam o Basket porque tava ganhando e tal, mas ORDEM INICIAL ERA DIZIMAR. Duvido que me desmintam...

Justiça seja feita. Quando viram que o Basket tava nos trilhos, trataram de encorpar com contratações pontuais e acabamos ganhando o título mundial pra alegria de nosso Povo, mas repito: a ORDEM INICIAL ERA CORTAR 30% OU NÃO RENOVAR COM ALGUNS JOGADORES ESSENCIAIS.

Sou torcedor galera. Não faço política. Não gosto dessa política escrota. Não faço parte de Grupos (alguns sérios, outros não tão assim...) que só querem o poder.

Meu negócio é arquibancada. É ganhar. É voltar pra casa alegre com nossas vitórias.

Mas nem vou incoerente. VOU TORCER, e MUITO, pela recondução do Presidente Bandeira. Espero que ele ganhe e que conserte os erros cometidos.

Mas só tô torcendo pela vitória dele por ABSOLUTA FALTA DE OPÇÃO.

Que ele ganhe e traga o Flamengo de volta as suas origens. Com ingressos acessíveis ao nosso Povo; que veja pessoalmente o problema de venda de ingressos presses malucos que viajam por aí; que monte um time vencedor; que o Flamengo volte novamente a ser uma potencia olímpica, como sempre foi.

De cara já digo: não gosto das duas pessoas que vão tocar o futebol. Godinho e Plínio O Godinho porque não é do ramo. Vai se estrepar como o Wallim se estrepou e o Plínio já ocupou esse cargo várias vezes em outras gestões e se mostrou incompetente.

Pra tu que vai lá votar.

Lembra sempre que o Flamengo é vida. Quando o Flamengo ganha o dia seguinte é alegria. Quando o Flamengo perde é tristeza. Teu dia é ruim.

Vota em que tu acha que vai fazer o melhor pro Flamengo.

Faz o teu papel. Não se omite. Não se deixa enganar. Não vota porque eu ou o João das Couves disse pra tu votar no fulano ou sicrano.

Vota com tua consciência. Escolhe conscientemente o que tu acha melhor pro Flamengo, que faz parte da tua vida. Da tua história.

Boa sorte pra nós.

Boa sorte Mengão.

Que vença o melhor.

Valeu

Moraes

www.historiadetorcedor.com.br